Elevar-se Acima Da Influência Da Sociedade

423.02Pergunta: É verdade que os bebês têm uma percepção do mundo muito maior do que um adulto, embora nos pareça que eles não percebem nada?

Resposta: O fato é que a percepção das crianças não é restrita, limitada pela estrutura imposta pela sociedade, o ambiente, as convenções, a chamada “educação” e assim por diante. Ainda não é reduzida a um quadro, como com a abertura de uma lente, pelas exigências do ambiente.

Portanto, podemos dizer que é, sem dúvida, mais aberta do que nos adultos. Nós não vemos muito. Vemos tudo o que a sociedade nos direciona e nos restringe. Toda vez que ouvimos ou vemos algo de fora, constantemente o incluímos em nós mesmos e, como resultado, nosso campo de percepção se estreita e distorce sob a influência do ambiente.

A percepção de um bebê é como um filme fotográfico limpo no qual ele pode registrar tudo diretamente. Nossa percepção, no entanto, pode ser comparada a algo desgastado, porque a sociedade com sua estupidez nos torna tão grosseiros que, como resultado, percebemos apenas algumas informações escassas do ambiente.

Portanto, é claro que é maravilhoso superar a influência da sociedade, o que significa jogar fora a cultura e todas as convenções externas, ou seja, o egoísmo externo, abandonar o egoísmo interno que foi introduzido em você e começar a perceber o mundo do seu ponto, que você tira de lá. Então você descobre a si mesmo, não o que foi feito com você.

De KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. O mundo através dos olhos de um bebê?”, 10/02/13