Elevando-se Acima Da Natureza Terrena

608.01Pergunta: A linguagem do Ari é chamada de sistema de telas. A tela é uma qualidade antiegoísta, quando uma pessoa pode realizar alguma ação sem levar em conta seus interesses pessoais. O que é este sistema, em que consiste?

Resposta: O sistema de telas significa que uma pessoa pode se conectar com o mundo superior e se elevar acima de sua natureza terrena. A natureza terrena de uma pessoa é muito simples; é o nosso egoísmo, que existe em todos e nos obriga a realizar certas ações, que são chamadas de desejos de desfrutar. Parece a uma pessoa que essas ações se destinam a preenchê-la. Mas, na verdade, não é assim.

Nossa natureza é o sentimento interior de que, agindo egoisticamente, para nosso próprio bem, estamos realizados e nos sentimos satisfeitos.

Mas há o oposto; não se engajar no prazer pessoal, mas fazer esforços para realizar não a mim mesmo, mas aos outros. Não é fácil. Uma pessoa é incapaz de fazê-lo. Mas ao tentar fazê-lo, começa-se a sentir que existe uma segunda parte da natureza, oposta ao nosso mundo, como um espelho.

Se gradualmente desenvolvermos as qualidades de doação e amor pelos outros, que são opostas ao nosso egoísmo, podemos começar a sentir esse espelho, esse mundo oposto. Ela existe ao nosso lado, mas não a sentimos porque não temos suas qualidades. Todas as qualidades que temos são egoístas e nos fecham em nós mesmos.

Pergunta: A tela permite que você olhe objetivamente a realidade?

Resposta: Sim. O Ari descreveu pela primeira vez as qualidades da tela e explicou como podemos criá-la em nós mesmos, desenvolver qualidades antisegoístas e sentir o outro mundo não dentro, mas fora do egoísmo. É por isso que o mundo superior é chamado de “outro mundo”, isto é, não perturbado por nossos órgãos egoístas.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 22/08/22