“Como Você Explica A Guerra Para Uma Criança?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Como Você Explica A Guerra Para Uma Criança?

As crianças podem entender a guerra porque também lutam entre si. O ego humano, que nos faz querer principalmente nos divertir sem considerar mais ninguém, atua desde muito jovem. Portanto, não precisamos esconder nada sobre a guerra das crianças.

De fato, se deixarmos de criar os filhos corretamente, ensinando-os a superar o ego humano e se conectar positivamente com os outros, assim como as crianças brincam – querendo tirar coisas umas das outras para agradar a si mesmas e, às vezes, recorrendo ao bullying entre si – é assim que eles continuam em seus anos adultos, e é por isso que acabamos com guerras. Os adultos não têm mais pás de areia, paus e armas de brinquedo nas mãos, mas armas capazes de causar sérios danos.

Portanto, devemos explicar às crianças que elas precisam se acostumar a se comunicar, a fazer as pazes e aprender a se comprometer. Ao fazer isso, elas não acabarão com problemas terríveis como aquelas pessoas grandes que vão para a guerra.

Elas não devem ser informadas sobre o inimigo e o ódio no conflito, e quem está certo ou errado, pois não têm conceito ou base para isso. Em vez disso, elas entendem palavras como dar e receber, querer e receber, não querer dar o que têm aos outros, etc. e é possível explicar a guerra às crianças nesses termos. No entanto, as relações de dar e receber estão na base da guerra e de todos os tipos de relações internacionais. A guerra é um resultado perigoso e terrível quando esses adultos não conseguiram chegar a um acordo pacífico a tempo.

Portanto, devemos ensinar as crianças desde cedo que as disputas não devem ser resolvidas pela força, caso contrário, destruiremos uns aos outros. As disputas podem ser resolvidas discutindo como alcançar a paz juntos, com concessões mútuas, em vez de uma abordagem de “eu estou certo e você está errado, e agora você entenderá”.

O aspecto mais importante na educação é aprender a se comprometer. Caso contrário, para que serve toda essa educação? Ensinar como bater primeiro, mais forte e causar o máximo de dano possível? Não, precisamos aprender a parar e fazer concessões. É extremamente difícil de fazer isso, especialmente para as crianças, porque elas têm uma abordagem egoísta da vida muito direta, querendo descaradamente as coisas para si mesmas sem nenhuma preocupação com os outros. Portanto, a educação deve consistir em explicar tais conceitos, aprendê-los junto com as crianças e colocar as crianças em círculos para se engajar na prática de tais tópicos. Ou seja, se surgir uma disputa entre as crianças, é hora de sentar e resolver. Elas devem desenvolver esses modelos desde a juventude sobre como não recorrer à luta, mas a resolver disputas por meio de conversa e compromisso. É um processo muito longo, mas se não for implementado nestes estágios iniciais, só piorará mais tarde.

Tal educação não é necessária apenas para as crianças, mas também para os professores, os adultos. É o mesmo ego humano tanto em crianças quanto em adultos, e requer os mesmos tipos de explicações e treinamento para superá-lo e perceber que conceder em nome da paz vale muito mais a pena do que ir à guerra.

Baseado no vídeo “Como explicar a guerra a uma criança?” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Semion Vinokur. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.