Pode-se Aprender A Reconhecer O Mal?

504Pergunta: Não é segredo que todas as formações sociais foram substituídas, desapareceram ou desmoronaram. Como a nova forma da sociedade futura se preservará e se desenvolverá ainda mais?

Resposta: Eu acho que isso acontecerá com base em uma completa renúncia aos estados passados com a ajuda do chamado reconhecimento do mal, quando as pessoas começarem a entender que é impossível continuar existindo como antes. Elas estarão no limite entre desaparecer ou mudar a si mesmas. Então elas experimentarão a transformação.

O reconhecimento do mal é uma força que se preserva e se protege. Toda a sociedade reconhecerá o mal, aprenderá a entendê-lo e transmitirá esse entendimento uns aos outros.

Pergunta: O reconhecimento do mal pode ser aprendido e transmitido?

Resposta: Claro. Basta ensinar, mostrar e explicar o que é o mal e até que ponto ele existe em cada objeto.

Quando uma pessoa começa a sentir de onde vem o mal, nessa medida ela começa a odiá-lo. O reconhecimento do mal preserva a sociedade e não permite que ela retroceda.

Pergunta: Qual é a energia que impulsiona uma pessoa em direção ao seu desenvolvimento? Afinal, o que não avança, retrocede.

Resposta: O fato é que uma pessoa não pode ficar no mesmo lugar, ela deve se desenvolver. A sociedade se desenvolve, as pessoas se desenvolvem, as crianças nascem, tudo flui. Portanto, uma pessoa e a própria sociedade se esforçarão para se desenvolver constantemente.

Mas o principal é o reconhecimento do mal no egoísmo e o fato de que é impossível continuar existindo assim. Esse sentimento de impossibilidade protegerá contra a regressão e avançará.

De KabTV, “Expresso de Cabalá”, 24/06/22