“O Que É Um Ser Humano?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que É Um Ser Humano?

Ser humano é o mais alto dos quatro níveis na natureza, inanimado, vegetativo, animado e humano. De fato, não há forma de humano na própria natureza, há apenas o inanimado, vegetativo e animado, e o nível humano surge como resultado de passarmos por um tipo especial de educação que nos eleva a tal nível.

Quando olhamos para a humanidade, podemos dizer que ela está cheia de pessoas que vivem no nível humano ou animal da natureza? Aqui, precisamos de uma definição clara dos dois níveis.

Há pessoas neste mundo corpóreo que sabem se comportar umas com as outras de maneira culta e civilizada, ou seja, de maneira que não prejudique os outros. Talvez nem tenham frequentado a escola, mas possuem um certo tipo de inteligência interior que orienta seu comportamento. Pelo contrário, também podemos ver alguém que se formou na Universidade de Harvard, mas que age como um animal. Portanto, precisamos entender a diferença entre os dois níveis, humano e animado.

A sabedoria da Cabalá diferencia criaturas de duas pernas em “humanas” e “animais”. Um animal significa aquele que tem a mesma imagem que um humano, mas que deseja satisfazer o desejo egoísta inato com comida, sexo, família, dinheiro, honra, controle e conhecimento. Ou seja, poderíamos nos realizar com tudo o que este mundo tem a oferecer, toda a riqueza, respeito, fama, poder, conhecimento e arte, porém ainda seríamos definidos como estando no nível animal – não no humano – se nossa intenção é se beneficiar de tal gama de realização.

O nível humano define aqueles que mudam sua intenção do alvo pessoal inato, para visar o benefício dos outros e da natureza. Em hebraico, a palavra para humano é “Adam”, que vem da palavra para “semelhante” (“Domeh”), da frase “Domeh le Elyon”. (“semelhante ao mais alto”). O “mais alto” é a qualidade mais elevada na realidade, a qualidade de amor, doação e conexão da natureza, que não tem nenhum resquício de benefício próprio ligado a ela. Ou seja, assim como a natureza em sua fundação funciona como uma qualidade para amar, doar, conectar e manter tudo dentro de si, se definirmos a conquista da qualidade da natureza como nosso objetivo e aprendermos a beneficiar os outros e a natureza na mesma medida como naturalmente desejamos o benefício próprio, seremos chamados de “humanos” de acordo com tal inclinação.

É importante entender que a natureza é uma qualidade de amor, que alcançamos em nossas conexões uns com os outros. Quando alcançamos o amor uns pelos outros até um nível de, como está escrito, “ame o próximo como a si mesmo”, alcançamos um estado de semelhança com a natureza. De acordo com a Cabalá, alcançar a semelhança com a qualidade de amor, doação e conexão da natureza – elevando-se do nível animado ao humano – é o estado mais elevado que podemos alcançar em nossas vidas; é o propósito de nossas vidas, e sua realização nos dá uma sensação de eternidade e perfeição, diferente de qualquer sensação limitada e incompleta que experimentamos em nossas vidas animadas.

Baseado no vídeo “O que é um ser humano?” com o Cabalista Dr. Michael Laitman, Yael Leshed-Harel e Oren Levi. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.