O Propósito De Criar Um Homem

709Baal HaSulam escreve que a natureza e o Criador têm o mesmo valor numérico de acordo com a gematria, então não há diferença entre eles.

O Criador é a natureza e vice-versa. Ambos os conceitos são uma manifestação da força superior, e é nosso problema como chamá-la. Em outras palavras, tudo o que existe é uma manifestação do Criador para uma pessoa e está na base de toda a criação.

O Criador criou a natureza e, à medida que se desenvolveu, extraiu de si um ser chamado homem, “Adão” em hebraico. Este ser é capaz de se desenvolver de geração em geração, e o próprio Criador está cuidando de seu desenvolvimento.

O Criador quer que alcance Seu nível. “Adão” em hebraico significa “semelhante”, semelhante ao Criador, porque uma pessoa deve alcançar este estado e alcançar tudo o que a criou.

Toda a natureza, em princípio, é uma lei geral de adesão ao Criador, a elevação gradual de uma pessoa ao nível de adesão a Ele. Essa elevação é todo um grande sistema chamado alma ou “a alma do primeiro homem (Adam HaRishon)”.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 21/05/22