“Como Os Humanos Podem Se Elevar Acima De Sua Natureza Animal?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Como Os Humanos Podem Se Elevar Acima De Sua Natureza Animal?

Existem três etapas principais envolvidas na elevação dos seres humanos acima da natureza animal:

  1. Reconhecer que “amar o próximo como a si mesmo” é a lei abrangente da natureza que devemos alcançar, e a natureza nos fará alcançá-la de uma forma ou de outra, ou seja, através de nossa própria participação consciente, onde progredimos para essa lei com prazer e com consciência, percepção e sensação sempre crescentes; ou sem a nossa participação consciente, onde o sofrimento crescente nos incitará a reconhecer esta lei.
  2. Temos que examinar até que ponto nossa natureza é oposta à lei da natureza. Está escrito sobre a nossa natureza que “a inclinação do homem é má desde sua juventude”. Em outras palavras, nossa natureza animal inicialmente não leva em consideração ninguém além de si mesma, e tal qualidade é má. É má especificamente porque nos leva a gostar de prejudicar os outros. O prazer de prejudicar os outros é uma qualidade específica da natureza animal nas pessoas, e não deve ser confundida com a natureza nos animais, onde alguns animais prejudicam outros animais apenas por necessidade de sobrevivência. Conosco, no entanto, além de nossas necessidades de sobrevivência por comida, sexo, família e abrigo, nossa natureza animal nos desenvolve ainda mais, fazendo-nos querer o que os outros têm – receber, comprá-los e até roubá-los – até o ponto em que gostamos de prejudicá-los sem que haja qualquer outro tipo de benefício para nós mesmos. Em outras palavras, nossa natureza animal se desenvolve a um ponto em que podemos não precisar de nada que os outros tenham, mas gostamos de tirar deles o que eles têm.
  3. Passamos por diferentes formas de reconhecimento do mal, ou seja, entendendo diferentes magnitudes do mal em nossa natureza animal. Ou seja, o segundo estágio é o mero conhecimento da oposição de nossa natureza animal à natureza. Podemos ter conhecimento de tal qualidade e ainda assim gostar de ser maus. O reconhecimento do mal é um estágio mais desenvolvido em que entendemos e sentimos que nossa natureza animal maligna realmente nos prejudica, a própria pessoa em que reside, e na medida em que obtemos tal reconhecimento, corrigimos essa natureza animal – nós iniciamos o processo de nos elevarmos acima dela para alcançar a natureza superior de amor, doação e conexão. Isso se chama processo de “correção” de nossa natureza, e existe um método específico que orienta esse processo de correção até o pleno cumprimento da lei da natureza, ou seja, elevando-se completamente acima de nossa natureza animal e tornando-se humano – um ser com uma intenção semelhante à lei de amor, doação e conexão da natureza.

Baseado no vídeo “Como os Humanos Podem se Elevar Acima de sua Natureza Animal [em 3 Estapas]” com o Cabalista Dr. Michael Laitman, Yael Leshed-Harel e Oren Levi. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.
Foto de Pablo Soriano no Unsplash.