“A Má Vontade Está Queimando A Terra – Literalmente” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “A Má Vontade Está Queimando A Terra

Chamas do incêndio florestal do Ponto de Vilomara, em 17 de julho de 2022, vistas de Sant Fruitós del Bages, Barcelona, ​​Catalunha, Espanha.

A atual onda de calor na Europa está queimando a Terra e matando seus moradores. Até agora, de acordo com a ABC News e outras fontes, “também houve mais de 1.000 mortes relacionadas ao calor na Espanha e em Portugal”, sem contar o número de mortos na França, Itália e mais está chegando à medida que a onda de calor se aproxima do Reino Unido. Pior ainda, estamos apenas em meados de julho; há muito tempo para mais ondas de calor virem. Segundo os cientistas, a menos que reduzamos a emissão de gases de efeito estufa, as ondas de calor ficarão ainda mais quentes e mais frequentes. Elas podem ou não, mas de qualquer forma, somos nós que determinamos o que acontece.

Precisamos entender que estar no topo da pirâmide da criação significa que tudo o que fazemos escorre pela estrutura, de cima para baixo. Quando atinge o fundo, o nível inanimado da realidade, a partir do qual tudo cresce, muda-o. Se exalamos má vontade, isso cria mudanças negativas em todo o sistema, que se manifestam em eventos climáticos e geológicos cada vez mais extremos.

Em outras palavras, quando as relações humanas ficam desequilibradas, tudo fica desequilibrado. Quando nossas relações se tornam extremas, tudo se torna extremo; quando nos tornamos violentos, tudo se torna violento. A cada verão, as ramificações da ligação entre nossas relações e nosso mundo se tornam mais extremas, até que reconheçamos que tudo o que existe, existe em um sistema conectado e hierárquico e que quem está no topo determina o estado do resto do sistema.

Não é como se antes fôssemos pessoas melhores do que somos hoje. É simplesmente que havia menos pessoas e, portanto, menos elementos que exalam má vontade.

Além disso, as relações entre as pessoas no passado eram menos tóxicas do que são hoje. Embora haja menos guerras hoje do que nunca, os níveis de suspeita e alienação entre as pessoas estão subindo vertiginosamente, a ponto de as pessoas não poderem mais confiar em seus próprios familiares. Como resultado, as guerras entre países são mais raras do que nunca, mas as taxas de divórcio, violência doméstica e violência na comunidade estão em alta.

Até a internet, que inventamos supostamente para conectar as pessoas, está sendo usada para abusar, enganar e explorar as pessoas. A Internet prova que tudo o que criamos, usamos contra os outros. Quando há um elemento tão negativo em um sistema, e esse elemento está no topo do sistema, como o sistema inteiro não pode dar errado?

Portanto, se quisermos que o tempo esfrie, o nível do mar baixe e as tempestades diminuam, devemos esfriar o fogo e acalmar as tempestades entre nós. A preocupação mútua, a responsabilidade mútua, ou ao menos o conhecimento de que somos dependentes uns dos outros, são necessários para restaurar o equilíbrio em nosso mundo em todos os níveis, desde o chão que pisamos até o ódio em nossos corações.