Escondendo-se Atrás De Uma Casca Tecnológica

284Pergunta: No Japão, eles têm jardins de pedra. Embora este seja um nível inanimado da natureza, os japoneses dizem que há vida neles. De onde vem esse sentimento, essa percepção?

Resposta: Sugere proximidade com a natureza, quando as pessoas realmente sentem algum tipo de vida nas coisas inanimadas. Este, de fato, é o caso.

Comentário: No entanto, por outro lado, os japoneses são caracterizados pelo desenvolvimento da tecnologia, ou seja, um certo nível de egoísmo.

Minha Resposta: Tudo isso é externo e artificial.

Eu estive no Japão. Eles realmente têm grandes capacidades, equipamentos modernos e tudo mais. Mas, ao mesmo tempo, é claro que tudo isso é totalmente externo, e não deles. Por dentro são completamente diferentes.

Internamente, eles preservam a si mesmos, sua atitude em relação à vida, aos regulamentos, à família, a tudo o que existe, e em nenhum caso se conectam com tudo o que lhes é externo.

Eles tiraram do mundo exterior tudo o que precisavam para se cercar dessa casca exterior e com sua ajuda para se proteger do mundo exterior. Para eles, todas as inovações não são um meio de comunicação, mas de alguma forma um meio de isolamento, porque por trás da bela e perfeita casca tecnológica externa eles permanecem os mesmos.

Não há nada de especial aqui. Historicamente, o isolamento do país por muitos séculos, mais a religião e a proximidade forçada com a natureza, em conexão com terremotos, tsunamis e todos os tipos de problemas semelhantes deixaram sua marca neles.

De KabTV, “Close-Up. Ramo de Sakura”, 15/05/11