“Algum Ser Humano É Realmente Livre?”

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Algum Humano É Realmente Livre?

Não temos livre escolha em nosso atual nível de existência. As decisões são tomadas, consciente ou inconscientemente, em algum lugar do nosso inconsciente com base em certos instintos, hábitos e influências sociais. E mesmo que acidentalmente escolhamos algo, também não é liberdade, pois escolhemos por acaso em vez de decidirmos por nós mesmos.

Se nos for dada a oportunidade de fazer uma livre escolha em nosso nível atual de existência, não saberíamos em que baseá-la, para onde levá-la e por que escolheríamos uma coisa em vez de outra.

Nossa compreensão atual da liberdade é buscar o mínimo de pressão de fontes externas indesejáveis. Não é, portanto, a liberdade como categoria.

A liberdade é quando estamos posicionados entre duas naturezas, dois universos, corpóreo e espiritual, ou seja, quando podemos agir com base na prática de receber para nós mesmos (a natureza corpórea), ou doação e amor em prol dos outros (a natureza espiritual).

Entre essas duas naturezas, temos a oportunidade de liberdade. Na sabedoria da Cabalá, este é um lugar interno específico chamado Klipat Noga (a casca de Noga). É um estado semelhante a um ponto muito especial e sutil que está localizado entre dois universos. Entre eles, temos uma escolha de onde podemos ir, mas no momento em que fazemos a escolha, não temos liberdade nem aqui nem lá.

Baseado em KabTV, “Close-Up, Opinião Dissidente”, com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 29 de agosto de 2010. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.