Uma Atitude Razoável Para O Consumo

962.2Comentário: Muitas pessoas hoje, principalmente os jovens, estão reduzindo cada vez mais seu grau de consumo. Isso está se tornando uma nova tendência.

Minha Resposta: Em princípio, isso é sensato e correto de todos os pontos de vista. Todo o consumo deve ser limitado. Caso contrário, causa várias consequências indesejáveis. Este é o primeiro.

Segundo, já vivemos anos em que estávamos começando a cultivar a Terra por métodos modernos. Havia depósitos e minerais abundantes.

Hoje estamos descobrindo as limitações de tal atitude em relação à Terra. Isso, em princípio, não é uma esfera sem fundo, mas um sistema muito complexo. O que estamos deixando para nossos filhos não é claro.

Pergunta: Estima-se que, se toda a humanidade atingir o padrão de vida dos Estados Unidos, precisaríamos de quatro planetas com tal volume de minerais, materiais e produção para fornecer ao mundo inteiro o nível em que a América vive.

Eu me pergunto se a América reduzirá o consumo ou haverá outras soluções? Talvez um mundo virtual, onde as pessoas precisem de menos coisas materiais, substitua isso?

Resposta: Estou certo de que o problema aqui, claro, não está na América e no número de pessoas, mas no fato de que, infelizmente, somos controlados por grandes egoístas que sentem apenas o reabastecimento de seus próprios bolsos. Eles não se importam com o que acontece a seguir com este bolso, mesmo que tudo esteja desaparecendo dele também.

Este é um tipo puro de egoísmo, onde uma pessoa sente que obtém cada vez mais algo em bancos, fábricas e empresas.

A única coisa que precisamos aqui é uma reeducação séria. Caso contrário, o planeta nos forçará a mudar para um regime de consumo diferente. Mas será um regime forçado. Veja como é difícil em países em várias partes do mundo. As pessoas vão ter que passar fome.

Pergunta: E isso apesar do fato de que agora jogamos fora metade dos alimentos que produzimos?

Resposta: Sim. As pessoas terão que passar fome não só por causa disso, mas porque realmente não haverá comida. Veja o que está acontecendo com as florestas e os campos. Não há como reverter. Metade das pessoas vai morrer. A outra metade entenderá que é impossível viver assim e aos poucos se limitará. Mas elas ainda não conseguirão nada com isso.

Teremos que entender que somente nossos bons relacionamentos nos darão uma compreensão de como tratar a nós mesmos e a natureza corretamente. Isso requer uma nova atitude de uma pessoa em relação às pessoas e ao mundo ao seu redor. Este é todo o nosso egoísmo.

Este cenário de extinção de metade do planeta é possível, mas não necessário. Nosso planeta, como escreve Baal HaSulam, pode alimentar dezenas de bilhões de pessoas. Sem problemas! Mas só com a condição de que cultivemos a terra, plantemos, colhemos e distribuímos por essa razão. Então todos terão o suficiente de tudo.

Pergunta: Obviamente, é necessário reeducar não apenas as pessoas comuns, mas antes de tudo os gestores que tomam decisões?

Resposta: Absolutamente todos! Absolutamente todos em nosso mundo terão que mudar a si mesmos, sua atitude em relação ao mundo, e não como um consumidor individual, mas como uma unidade social composta por bilhões de pessoas. Teremos que perceber tudo isso como um todo único. Então haverá o suficiente de tudo para todos.

De KabTV, “Mundo Virtual”, 09/02/22