O Período Dos Juízes

570Pergunta: Houve um período especial na história do povo judeu que durou 300 anos chamado período dos juízes. Naquela época, praticamente não havia reis ou exército regular. Podemos dizer que este era um nível espiritual especial em que as pessoas estavam?

Resposta: Claro. Tudo o que acontece em nosso mundo vem dos estados internos e profundos do homem e da sociedade. Você não pode separar um do outro.

Portanto, o estado espiritual de cada um e de todos juntos principalmente naquele momento depois de sair da escravidão egípcia quando as pessoas se sentiam sob o domínio do Faraó (egoísmo) e não podiam escapar dele em nenhum lugar, depois de se tornarem livres, ou seja, como se tivessem atravessado a fronteira de si mesmas, do egoísmo que as escravizava, para a liberdade, sentiram-se num mundo completamente diferente.

Elas não precisavam mais obedecer às suas instruções, hábitos e inclinações interiores, mas podiam ser livres de sua natureza. Assim começou o período dos juízes. Significava que as pessoas podiam julgar a si mesmas, elevar-se acima de si mesmas e sentir em que estados deveriam estar.

Cada pessoa poderia separar-se do egoísmo e julgar objetivamente a si mesma e aos outros. Mas, além disso, havia juízes que personificavam uma medida de responsabilidade e uma medida de compreensão do estado em que as pessoas estavam.

Pergunta: Os juízes tinham um nível moral tal que lhes permitia governar a nação mesmo sem um poder executivo?

Resposta: As pessoas tinham seu próprio poder. Elas estavam à mercê de suas forças, pensamentos e decisões. Elas eram seus próprios juízes. Portanto, esse período é chamado de período dos juízes.

De KabTV,Estados Espirituais”, 11/01/22