“Israel Está Tratando Os Palestinos Da Mesma Maneira Que Os Nazistas Trataram Os Judeus?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Israel Está Tratando Os Palestinos Da Mesma Forma Que Os Nazistas Trataram Os Judeus?

Essa foi uma das perguntas de uma pesquisa com o público norueguês, publicada pelo Centro de Estudos do Holocausto e Minorias Religiosas, com sede em Oslo, e mais de um terço dos que responderam acreditava que Israel trata os palestinos da mesma forma que os nazistas tratavam os judeus durante o Holocausto. Tal atitude coincide com as escolas e a mídia norueguesa apresentando Israel como o grande vilão do Oriente Médio. Assim, levanta a questão do que as gerações futuras pensarão sobre Israel se esse for o material que está sendo divulgado, e será que não progredimos além dessas atitudes?

Não progredimos além de nenhuma dessas atitudes porque não corrigimos nada. O antissemitismo não passa, mas apenas com a condição de que os judeus mudem a si mesmos, ou seja, que os judeus comecem a se relacionar consigo mesmos, com suas vidas, com seu lugar e com o mundo de maneira diferente e verdadeira.

Precisamos saber por que existimos e quem somos como nação. Existimos para mostrar ao mundo a forma corrigida da sociedade humana como um todo. A forma corrigida é “Ame o seu próximo como a si mesmo”. Se progredirmos nessa direção, poderemos influenciar o mundo inteiro, inclusive a Noruega. Esta é a regra pela qual todos nós precisamos viver. Se vivêssemos por isso, todas as pessoas sentiriam uma iluminação positiva vinda do povo judeu e, graças aos judeus, todas as pessoas também se aproximariam de realizar essa regra.

Hoje, somos condenados pela forma como tratamos os palestinos. No entanto, se nós em Israel começarmos a implementar relações de amor uns pelos outros, mesmo que apenas um pouco, a medida em que alcançarmos o amor mútuo mudará a visão que o mundo tem de nós. Nós também nos encontraríamos mais próximos de palestinos, noruegueses e todos os outros.

Nós, judeus, uma vez tivemos relações de amor mútuo, mas desde então o perdemos. Desenvolvemos um ódio comum um pelo outro em seu lugar, e essa é a fonte de todos os nossos problemas. Se consertarmos nossas conexões quebradas, também corrigiremos nossas relações com o resto do mundo. A cura para o antissemitismo está, portanto, no amor entre nós.

Baseado no vídeo “Israel trata os palestinos da mesma forma que os nazistas trataram os judeus?” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Oren Levi.
Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.