Circuncisão Espiritual (Brit Milah)

294.2Pergunta: O que é Brit Milah (circuncisão) do ponto de vista espiritual?

Resposta: Se eu conseguir a correção dos meus estados internos, chego ao estado de “pele”. Esta é a parte mais externa do corpo. O corpo consiste em ossos, carne, tendões e pele. Portanto, quando corrijo meus desejos, como dizemos de dentro para fora, aos poucos chego ao estado de correção da pele.

No corpo humano existe o prepúcio mais externo, ou seja, o desejo egoísta extremo, que não sou capaz de corrigir sozinho. A única coisa que posso fazer com ele é cortá-lo.

Tudo o que resta em mim pode ser corrigido, e eu jogo o prepúcio na areia, no nada. Esta é a parte do egoísmo que não posso corrigir. É por isso que a circuncisão (Brit Milah) é realizada.

Já que estamos falando de desejos internos, faço isso por vontade própria, mas com a ajuda da força superior. Isso é chamado de contrato (pacto).

Pergunta: Acontece que não usamos a última Sefira Malchut. Aqui, a circuncisão do prepúcio ocorre na Sefira Yesod. Por quê? Isso significa que existem outros desejos além de Malchut que não usamos?

Resposta: Não. Cortamos a última fase do desejo, que está em Yesod e que já está saindo. Portanto, não temos outros desejos.

Pergunta: Por que Brit deve ser realizado apenas em um homem? Em princípio, não há diferença na espiritualidade. Então, uma mulher deve fazer isso também?

Resposta: Não. Porque um homem é a parte doadora da humanidade e uma mulher é a parte receptora.

Pergunta: Mas se uma mulher alcança o Criador, ela pode fazer isso também?

Resposta: Sim. A circuncisão espiritual ocorre para todos, independentemente do sexo em nosso mundo. Em princípio, apenas uma pessoa que se esforça para doar pode fazer essa ação.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 28/12/21