A Guerra É Um Estado Humano Natural

249.02Pergunta: O que é a guerra na espiritualidade? A guerra é um estado humano natural?

Resposta: A guerra é o estado mais natural, até a correção completa do mundo. Afinal, o mundo consiste em duas forças opostas: mais-menos, dia-noite etc. Por quaisquer signos, qualquer qualidade sempre pode ser decomposta em seu oposto e em relações antagônicas entre eles.

Comentário: Os filósofos iluministas Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau olharam para a humanidade de forma diferente. Thomas Hobbes disse que a guerra é uma condição humana, uma pessoa nasce nela. E Jean-Jacques Rousseau acreditava que isso é apenas um derivado das circunstâncias e do ambiente, mas em si uma pessoa é boa.

Minha Resposta: Toda a natureza consiste em duas forças opostas que estão em certo estado de equilíbrio relativo entre si. Este equilíbrio está constantemente sendo perturbado e parcialmente restaurado novamente. Isso se chama vida.

Por milhões de anos, forças negativas e positivas dominaram alternadamente umas às outras até que entraram em equilíbrio e o planeta Terra foi formado.

Acontece que a guerra é um estado totalmente natural e a paz não é natural. Não há paz no mundo. Só pode haver se a alcançarmos no equilíbrio certo entre duas forças opostas.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 01/03/22