“Covid, E Agora?” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “Covid, E Agora?

Você pode sentir isso no ar, você fala sobre isso com seus amigos, o coronavírus está diminuindo. Embora ainda existam casos de infecção no mundo, um após o outro, os países estão suspendendo as restrições, removendo os mandatos de máscaras e permitindo viagens aéreas.

Os Ministérios da Saúde atualizaram os dados de morbidade e relatam declínios contínuos em todos os índices, incluindo taxas de morbidade e capacidade hospitalar. Até certo ponto, a carga atual da Omicron está sob controle. Parece que a quinta onda está chegando ao fim e literalmente poderemos respirar novamente em algumas semanas.

Quer o coronavírus desapareça completamente ou não, provavelmente não nos livraremos tão facilmente dos golpes da natureza. Porque se não for essa cepa, outra cepa, ou surgirão novos problemas que não prevíamos. Afinal, como podemos viver sem a ajuda da natureza?

Não que eu deseje doença e sofrimento, mas enquanto não implementarmos o que as leis da natureza exigem de nós como sociedade humana, não estaremos livres de problemas, não estaremos verdadeiramente livres de várias limitações.

A praga atual e todas as crises que conhecemos são a reação da natureza ao individualismo, que corta os laços entre nós e não nos permite fundir em harmonia com todas as partes da natureza: outras pessoas, animais, plantas e a matéria inanimada. Portanto, a natureza continuará a nos dar outro golpe, após golpe, para nos trazer de volta ao caminho certo.

Não posso ignorar as coisas boas que a Covid nos deu. Nos acostumamos a viver mais em casa, passar tempo com a família, fazer coisas juntos, e não correr para diferentes atrações do mundo, mas aprender online e descobrir a beleza nas coisas simples disponíveis ao nosso redor.

O coronavírus eliminou a gordura supérflua da sociedade humana; há menos negócios desnecessários, menos “cultura” sem sentido, menos desperdício absurdo e menos poluição. Ele nos ensinou a viver sem enlouquecer. Agora, mesmo que ele esteja diminuindo com alguma velocidade, devemos continuar a linha de mudança iniciada e estender o trabalho em direção a uma vida boa e equilibrada por nossa própria vontade.

Em primeiro lugar, devemos fornecer uma educação melhor para nossos filhos, conscientizar sobre nossa natureza humana, a natureza do mundo e as conexões desejadas entre eles. Em segundo lugar, precisamos ver como podemos criar as condições necessárias para cada pessoa e cada família, como podemos fornecer alimentos vitais e como podemos nos preparar para a iminente crise climática e outra série de doenças.

Estamos tão ocupados lidando com a pandemia de Covid que agora precisamos colocar a recuperação da comunidade no topo de nossas prioridades. Devemos usar o espaço para respirar para curar a doença real descoberta na sociedade e consertar as relações entre nós em todos os aspectos da vida.

A verdade é que é importante resolvermos nossos problemas juntos antes de cuidarmos de tudo o que negligenciamos ao longo dos anos. Isso em si é metade do remédio. O problema é a falta de uma boa conexão humana entre nós; é a desconexão natural que nos atormenta. Se lidarmos apenas com as coisas básicas e necessárias que precisamos resolver agora, provavelmente descobriremos que o mais importante é a conexão amigável entre as pessoas e o senso de fraternidade e solidariedade. Em uma estreita conexão espiritual entre nós, uma nova vida é revelada e, quando nos aproximamos um do outro, realmente ascendemos a um novo nível de existência.

As condições para uma mudança social fundamental são perfeitas agora. Em muitos casos, não precisamos mais trabalhar fisicamente, gastar dinheiro como se não houvesse amanhã, ou até mesmo sair de casa. Com passos calmos e prudentes, com pensamento deliberado e estável, podemos transformar nosso estilo de vida sem passar por situações trágicas. A fadiga, fraqueza, exaustão e esgotamento que geralmente experimentamos agora também são a nossa vantagem. Eles nos convidam a mobilizar mais forças internas do que as conexões externas entre nós, forças espirituais que nos ajudarão a criar uma vida feliz e satisfatória para nós mesmos.