Uma Pessoa É Sustentada Pelo Ambiente

945É impossível para um homem se erguer e sair de seu círculo. É como tentar me erguer pelos próprios cabelos, e é claro que não consigo.

Portanto, uma pessoa deve obter sustento de seu ambiente, isto é, ganhar do ambiente a força, a intenção correta e a elevação e grandeza da meta. Se uma pessoa recebe tudo isso do ambiente, ela poderá se elevar acima de si mesma, acima de seu egoísmo.

E temos muitos ambientes dos quais nos alimentamos: casa, trabalho, antigos conhecidos e amigos. Mas o mais importante é colocar meu grupo acima de todos eles, porque na medida em que ele determinará em mim as mais altas propriedades e preferências de desenvolvimento, poderei me desenvolver e não de outra forma.

Uma pessoa deve verificar a si mesma sobre como pode se elevar acima do resto do mundo, acima de todos os seus potenciais e atrações, para que o grupo possa lhe dar a maior grandeza, o sentimento mais forte da meta, de que não há nada mais alto do que atingir o Criador e nenhuma possibilidade, nenhum outro meio, de alcançar o Criador, exceto através do grupo.

Cada um de nós já sabe com certeza que há um pouco de egoísta dentro dele. E à medida que avançamos, revelaremos um egoísmo ainda maior em nós. Ele aumentará e crescerá em nós, como está escrito: “Qualquer um que é maior do que seu amigo, sua inclinação é maior do que ele”.

Portanto, devemos cuidar constantemente para que o ambiente, o grupo, que nos mostra o caminho para a espiritualidade, para o desenvolvimento superior, de todos ao nosso redor, sempre prevaleça sobre todos os nossos outros grupos e valores.

Portanto, se uma pessoa escolhe um bom ambiente para si mesma, ganha tempo e esforço. Mas o ambiente em si não pode ser bom ou ruim, é a forma como o fazemos. Não podemos mudar a nós mesmos, mas podemos afetar o ambiente em que nos encontramos.

O Criador nos traz para um grupo, coloca a mão na boa sorte e diz: “Aceite, eu te dou esta oportunidade!” E agora depende da pessoa como realizar esta oportunidade que o Criador lhe deu. É apenas para se fortalecer nesse ambiente. E o fortalecimento depende apenas do quanto nos elevamos o grupo aos nossos olhos, nos afastamos de todos os nossos cálculos naturais, pré-requisitos e nos engajamos em criar o ambiente certo que nos mostrará nosso objetivo e dentro do qual podemos alcançá-lo.

Portanto, se a pessoa escolhe um bom ambiente para si mesma, ela ganha tanto em tempo quanto em esforço. Ou seja, cada um de nós pode atingir o objetivo muito rapidamente. Determinamos o tempo, a quantidade de esforço e a brevidade do caminho elevando o ambiente acima de nós mesmos. Então, aderindo a esse ambiente, voamos direto ao objetivo da criação, para a plena revelação do Criador em nós.

Da Convenção Internacional ““Elevar-se acima de nós mesmos” 08/01/22, “Obter a grandeza da meta dos amigos”, Lição 4