Natureza Humana: Tudo É Por Minha Causa

559Existem apenas duas forças no mundo: a propriedade de receber e a propriedade de doar.

A propriedade de receber é encontrada em todos os níveis da natureza: inanimado, vegetativo, animal e humano. Vemos suas manifestações.

Não vemos a verdadeira propriedade de doação de forma alguma, como se ela não existisse. Isso é o que se manifesta como a força superior, o poder do Criador, que anima tudo e controla tudo; mas não o sentimos.

Vemos apenas forças egoístas, cada uma das quais direcionada em alguma direção para seu próprio benefício. Esta é a natureza do nosso mundo. Sua força interior, a força do Criador, energiza toda a matéria. Esta não é uma força da qual possamos falar, captar ou medir.

As ações espirituais diferem das ações materiais porque não são realizadas para o benefício da pessoa que as produz.

Portanto, se uma pessoa faz algo, deve ser feito por si mesma. Se ela disser: “Faça isso, mas não para seu próprio benefício”, ela não será capaz de cumpri-lo. Mesmo que ela seja colocada em uma determinada estrutura e faça algo para não ser punida, ainda assim será benéfico para si mesma.

Outras ações não são inerentes a nós porque não temos as propriedades correspondentes a elas: as propriedades de doação, amor desinteressado, algo que não traz nenhum benefício para a pessoa que as produz.

Isto é, além das ações egoístas nas quais uma pessoa entende claramente que as realiza apenas para si mesma, também existem ações espirituais e altruístas que ela não faz por si mesma, não são direcionadas a ela e não retornam a ela.

Não podemos realizar tais ações, mas podemos gradualmente dominar essa natureza com a ajuda de certas habilidades, atraindo uma força altruísta superior sobre nós mesmos, que, agindo sobre nós, nos dá a oportunidade de agir dessa forma também, não para nós mesmos.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 07/12/21