Equilíbrio Com A Natureza Do Ponto De Vista Da Cabalá

707Pergunta: Hoje, muitos concordam que os problemas humanos estão relacionados ao fato de que a pessoa não está em equilíbrio com a natureza. Mas todo mundo tem ideias diferentes sobre o verdadeiro termo “equilíbrio”.

Em uma de suas conversas, você disse que viver em lugares ecologicamente limpos, comer bem e estar mais próximo da natureza não significa estar em equilíbrio com ela. O que um Cabalista quer dizer quando fala de equilíbrio com a natureza no nível humano?

Resposta: Equilíbrio com a natureza é a semelhança com o Criador.

O Criador representa toda a natureza ao nosso redor, sua lei geral dividida em uma infinidade de todos os tipos de leis particulares. Essa é uma relação causal entre todos os fenômenos naturais, a implementação desta lei na vida nos níveis inanimado, vegetal, animal e humano. Tudo isso é chamado de natureza.

Se soubéssemos e estivéssemos harmoniosamente conectados com ela, estaríamos realmente em um estado da mais alta harmonia, perfeição, paz e bem.

O problema é que o homem, como o estágio mais elevado de desenvolvimento, é falho em sua natureza privada. Ele se dirige a um beco sem saída porque é oposto à natureza geral, que é construída sobre doação, conexão, interconexão e amor. Tudo para ele é construído apenas em receber, ódio e poder, ele esmaga tudo sob si mesmo. Com isso, ele introduz na natureza tremendas perturbações não apenas em seu próprio nível, mas também nos níveis inferiores: animal, vegetativo e inanimado. Além disso, esta é a influência em escala cósmica.

Não podemos imaginar o quanto afetamos o cosmos, por bilhões de anos-luz, cujas ondas divergem em velocidade infinita, não na velocidade da luz. Nós influenciamos todo o universo de uma forma muito negativa. Portanto, percebemos o mundo em uma forma escura. Por exemplo, uma pessoa se levanta pela manhã de mau humor e tudo ao seu redor está ruim, como se diz um “dia chuvoso”. E outra vez, ao contrário, no mesmo dia, mas algo brilha sobre ela.

Assim, em contradição com a natureza, com sua propriedade de doação e amor, simplesmente destruímos o mundo inteiro. Precisamos de equilíbrio com isso.

De KabTV, “Close-Up. Águia de Duas Cabeças ”