“Como Mudamos Nossa Percepção Da Vida Para Nos Tornarmos Mais Felizes?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Como Mudamos Nossa Percepção Da Vida Para Nos Tornarmos Mais Felizes?

Primeiro, precisamos entender como percebemos a vida, que é por meio de uma lente de interesse próprio. Não percebemos a vida como ela é, mas temos cinco sentidos: visão, olfato, tato, audição e paladar, cinco aberturas pelas quais recebemos informações constantemente. Se transcendemos nossos cinco sentidos, passamos a sentir uma realidade nova e diferente.

Tudo o que percebemos está em nosso ego, ou seja, em nosso desejo de desfrutar com a intenção de desfrutar apenas para benefício próprio. Esse ego nos acompanha e nos orienta a desfrutar cada momento de nossas vidas, para ganhar o máximo que pudermos e perder o mínimo possível. A natureza nos programou para desejar, pensar e agir por interesse próprio a cada momento, e nossos corpos fazem isso de maneira muito sofisticada e inteligente. Nossa percepção da vida é, portanto, muito limitada em termos do que queremos, do que entendemos e sentimos, do que recebemos e do que possuímos.

De acordo com a sabedoria da Cabalá, existimos em uma realidade eterna, abundante e perfeita, e nossa percepção estreita muito essa realidade a um ponto muito limitado. Não temos ideia da vastidão das opções e oportunidades que existem no universo. Acontece que nossos corpos são nossos inimigos, não nossos amigos, pois nos obrigam a viver dentro deles, separados do prazer abundante que existe fora.

Portanto, a chave para mudar nossa percepção de vida e nos tornarmos mais felizes é sair da percepção de vida que recebemos por meio de nossos cinco sentidos e entrar em uma nova percepção de vida: uma acima de nossos corpos, onde abrimos um novo sentido que pode perceber a realidade eterna e perfeita. A sabedoria da Cabalá chama esse novo sentido de “tela” (“Masach” em hebraico), e todo o método da Cabalá visa desenvolver essa tela até o ponto em que descobrimos tudo o que podemos em nossa percepção da vida. Ao fazer isso, ganhamos acesso à fonte da felicidade, ou seja, alcançamos a felicidade em sua forma eterna, perfeita e verdadeira, e assim nos tornamos felizes no verdadeiro sentido do termo.

Baseado no vídeo “Como Perceber uma Realidade Diferente” com o Cabalista Dr. Michael Laitman.
Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.