A Esfera Da Cabalá E A Esfera Da Psicologia

962.3Comentário: O objetivo da psicologia é melhorar a qualidade de vida material. E o propósito da Cabalá, como escreve o Baal HaSulam, é revelar o Criador às criaturas em nosso mundo.

Minha Resposta: Em princípio, somos colocados em uma quantidade muito interessante de impacto sobre nós por apenas uma única força, a força superior da natureza. Você pode chamá-la de Criador ou apenas de natureza em geral.

Se não nos melhorarmos na qualidade de doação e amor pelo mundo ao nosso redor, não suprimirmos nossa qualidade egoísta e não desenvolvermos a qualidade de altruísmo em nós mesmos, estaremos dentro da estrutura da psicologia.

Isso pode ser dito tanto com respeito ao homem quanto, em certa medida, com respeito aos níveis animal, vegetativo e até inanimado da natureza, que estão abaixo do nível do “homem”. Ao estudá-los, praticamente estudamos a psicologia do nosso mundo, as reações de interação entre todos os organismos e a força governante da natureza.

Mas se quisermos nos mudar de acordo com a força superior da natureza, já estamos entrando no reino da Cabalá.

A psicologia foi projetada para fazer as pessoas se sentirem melhor e mais confiantes em nosso mundo, e apenas dentro do quadro limitado originalmente dado a nós pela natureza.

A alternativa é que uma pessoa pode se desenvolver acima desses limites, elevar-se acima de seu egoísmo, começar a explorar o mundo na qualidade de doação dirigida a outros e não a si mesma, e então ela começará a estudar o segundo lado de sua essência, que é chamada de “alma”.

A ciência Cabalística lida com isso para que a pessoa possa ir além do nosso mundo, descobrir o que realmente existe fora dele. Afinal, dentro dos limites do nosso mundo, ela só sente a si mesma e o que captura dentro de si.

Mas, uma vez que nosso dispositivo de percepção é muito limitado, ao nos desenvolvermos na qualidade de interconexão, amor, doação, preenchendo o mundo dos outros, começamos a sentir a realidade de uma maneira diferente. Sentimos uma força que existe fora de nós e nos afeta de fora.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 15/10/21