Restrição, Tela, Partzuf

232.09Pergunta: A tela pode ser uma tela do grupo?

Resposta: Não. Apenas uma tela pessoal.

A tela do grupo é criada quando as telas de pessoas individuais no processo de seu trabalho conjunto são adicionadas e formam um sistema comum chamado Partzuf.

Um Partzuf é um desejo corrigido no qual os cálculos ocorrem. E a tela é a oportunidade de fazer cálculos objetivos, não para seu próprio benefício.

Para tudo que eu desfruto para meu próprio benefício, deve haver uma restrição, o chamado Ttzimtzum, rejeição de recepção para mim mesmo e uma transição gradual para receber prazer para o benefício dos outros, isto é, doar, amar, para me elevar acima de mim mesmo para transmitir aos outros.

Essa é uma parte da tela, chamada de vasos de doação (Kelim de Hashpaa), o grau de Bina. E o próximo nível da tela é a capacidade de receber para dar, o nível de Hochma, Keter.

Pergunta: Qual é a diferença entre a restrição e a tela?

Resposta: A restrição é feita no desejo, para não preenchê-lo. E a tela é necessária para trabalhar com esse desejo de doação, para preencher fora de si mesmo.

A restrição significa que uma pessoa deseja se elevar acima deste mundo, mas ainda não se elevou. Ela pode se elevar apenas na medida em que trabalhar com o antiegoísmo, isto é, com a tela.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 20/08/21