Mude O Aparelho De Percepção

928Pergunta: O filósofo indiano Sri Aurobindo disse: “Não existe lei da Natureza que não possa ser superada e mudada, se tivermos a fé que tudo é governado pelo Senhor e que é possível entrarmos em contato direto com Ele, se soubermos como escapar da prisão dos velhos hábitos e nos entregar sem reservas à Sua vontade”.

O que você acha desse postulado?

Resposta: Eu concordo totalmente com ele. A Cabalá diz simplesmente: O que percebemos hoje, percebemos dentro de nós de acordo com nossas qualidades e propriedades.

Experimentamos o mundo por meio de nossos cinco sentidos. Se tivéssemos cinco ou cinquenta mais, perceberíamos o mundo de forma diferente. Atrás dos órgãos materiais da sensação está nosso pensamento, aparelho sensorial, que sintetiza uma imagem do mundo para nós.

Por exemplo, sapos ou abelhas têm uma percepção do mundo completamente diferente, sem falar no fato de que o aparato pensante é construído de acordo com isso.

Portanto, quando falamos sobre nossa capacidade humana de nos unir em um todo integral comum, queremos dizer que seremos semelhantes à natureza integral.

Existe uma força unificada na natureza. E hoje procuramos essa partícula divina, da qual toda a matéria foi criada, para nos elevarmos acima dos problemas de movimento, espaço e tempo.

Vamos atingir um único todo, a base da propriedade da natureza. Quando começamos a sentir a natureza de uma forma integral, nosso egoísmo se torna nosso ajudante e, por meio da visão integral, percebemos tudo de uma maneira completamente diferente.

Eu vejo o mundo como um todo comum não através de mim, mas digamos, através de uma dúzia de pessoas e, portanto, minha percepção torna-se multifacetada, integral. Começo a sentir o universo, suas forças internas, o que o move de uma forma completamente diferente, e ao mesmo tempo, como pessoa, estou mudando a natureza, mudando o mundo. Depende apenas de mim.

Não posso dizer que hoje sinto o mundo como ele é, porque o percebo em meus sentidos, o avalio em meu aparato conceitual, em minha mente, construído de uma determinada maneira.

E quando eu saio para os outros e tento me unir a eles, eu alcanço uma mente e sentimentos completamente diferentes. Então, naturalmente, a natureza e o mundo inteiro são percebidos de forma diferente. Nós o chamamos de mundo superior, porque é superior ao nosso egoísmo.

Mas, em princípio, esse é o mundo, só que é sentido de forma diferente, porque mudamos nosso aparelho de percepção. No entanto, nós o exploramos de forma completamente realista e entendemos que, ao mudarmos a nós mesmos, estamos e

De KabTV, “A Ciência da Gestão”