Encontrando O Criador

239Pergunta: Em qualquer ciência, os cientistas primeiro propõem algumas hipóteses e depois realizam ações e descobrem algo. Como isso acontece na Cabalá? Como posso revelar que o Criador me influencia?

Resposta: Estou em algum tipo de campo, sob alguma influência externa, isso está claro para mim. Mas como posso entrar em contato mútuo com essa influência não está claro para mim; isso é o que eu gostaria de saber.

O fato é que estamos tentando determinar em nossas qualidades e capacidades corporais quais forças nos influenciam e quais reações elas causam em nós. No entanto, fazemos tudo isso por meios corpóreos comuns.

Se eu me desenvolvo de acordo com o método Cabalístico, eu tento influenciar o campo de força em que existimos para entendê-lo, entrar em contato com ele e determinar quais de minhas influências nele causam certas reações adequadas em mim. A reciprocidade que eu crio por minha influência no campo externo que causa mudança em sua influência sobre mim é o assunto do estudo da sabedoria da Cabalá.

A Cabalá chama esse campo externo que existe ao nosso redor de Criador porque ele revela que essa é a força única e mais elevada, que cria e mantém tudo em si. Ele nos chama de seres criados (exceto para a natureza inanimada, vegetal e animal), e nos convida a desenvolver um sentido para perceber o Criador, para sair de nós mesmos, para começar a senti-Lo e explorá-Lo. É nisso que a sabedoria da Cabalá está empenhada, e é isso que podemos alcançar.

Pergunta: Por qual princípio das ações do Criador, da influência do campo superior, eu serei capaz de reconhecê-Lo?

Resposta: De acordo com a lei da equivalência de forma. Se eu puder mudar a mim mesmo, minhas reações, minhas influências no Criador, vou sentir como Ele me influencia ao mesmo tempo. A Cabalá a este respeito é apenas uma ciência, não há mais nada aqui.

Portanto, mudando a mim mesmo, minhas influências no campo externo, eu acumulo reações suficientes dele para mim; ao longo da história eu já tenho alguns dados, eu os coleto, processo e posso tirar algum tipo de conclusões sobre a natureza desse campo, sobre seu comportamento, sobre a forma como ele me influencia e como posso influencia-lo. Essa é toda a sabedoria.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 02/07/21