“Um Novo Governo Significaria Uma Mudança Profunda Para Israel?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Um Novo Governo Significaria Uma Mudança Profunda Para Israel?

Uma mudança profunda para Israel significaria remediar as tensões e divisões na sociedade israelense, que têm saído do controle recentemente, e eu duvido que o novo governo seja capaz de impactar tal mudança.

O novo governo é uma reunião de políticos que puxam cada um para o seu lado e que não estão dispostos a fazer as concessões necessárias para unir a sociedade israelense. Eles formaram seu vínculo atual contra um inimigo comum. Depois que eles conseguirem o que querem por agora, podemos esperar que cada um retorne em breve a buscar seus interesses individuais, em vez de colocá-los de lado em favor da unidade.

No entanto, embora não se possa esperar que o novo governo traga uma mudança profunda para Israel, seria sábio ver a atual turbulência de Israel como uma situação oportuna que pode servir para mudar nossa visão sobre Israel e seu futuro.

Nós, o povo de Israel, temos apenas uma única virtude da qual depende nosso sucesso ou fracasso. É a nossa unidade. Se nos calibrarmos para nos unirmos acima de nossas divisões e tensões, entraremos em um caminho positivo de desenvolvimento. Visando nos conectarmos positivamente uns aos outros acima de nossas fendas cada vez mais profundas, despertamos o apoio de uma força unificadora positiva que habita na natureza para manter essa unidade. Sem qualquer inclinação unificadora entre nós, também não obtemos suporte para a unidade e nossos laços se afrouxam e se rompem.

Além disso, nosso caminho para a unidade não depende do governo e da política, e não deve ser visto como tal. Em vez disso, a unidade deve surgir do povo. Isso requer o reconhecimento da base de nossas divisões: que nossa própria natureza é egoísta, ou seja, cada um de nós busca beneficiar-se às custas dos outros e, em vez de permitir que este ego nos leve a conflitos e outras explosões, seria sábio olhar mais profundamente sobre por que sempre encontramos crises e por que parece que nunca superamos nossas divisões.

Além disso, se ainda não fizemos isso, precisamos despertar para a atitude do mundo em relação a nós. Por um lado, fornecemos ao mundo muitas inovações por meio da tecnologia, medicina e ciência. Mas, por outro lado, a atitude em relação a nós torna-se cada vez mais negativa e odiosa. Quanto mais divididos nos tornamos, mais o mundo nos encara, e não é exagero pensar que isso poderia levar ao nosso isolamento.

As nuvens cinzentas que se formam sobre nós são para nos fazer perceber que não teremos outra opção a não ser nos unir. Qualquer movimento que fizermos em direção à nossa unidade, mesmo que seja um único pensamento de nossa necessidade de se unir, agirá positivamente em direção a esse fim. Enquanto as emoções negativas estão em chamas para nós e entre nós, devemos ver essa situação como a chance de uma vida: que tempos de mudança estão sobre nós, e se quisermos que a mudança seja positiva, devemos tomar a iniciativa de começar a implementar relações de unidade acima da divisão usando o método de conexão que foi feito para nos unir e nos conduzir a uma existência harmoniosa.

Baseado em uma reunião com uma equipe de escritores e o Cabalista Dr. Michael Laitman em 3 de junho de 2021.
Escrito/editado pelo Cabalista Dr. Michael Laitman.
Foto de Rafael Nir no Unsplash.