Quem Está Por Trás Da Imagem Do Rei?

632.1Na história de Purim, há o personagem Rei Assuero, que às vezes interage com a força positiva (Mordechai) e às vezes com a força negativa (Hamã). E não está claro com quem ele está porque o Criador, personificado pelo Rei, é representado em uma forma dupla.

Por um lado, toda a criação é egoísta e quem tem mais poder governa o mundo. Portanto, não podemos dizer que o Criador é bom e faz o bem. De que maneira Ele é bom? O que ele faz de bom? Seria melhor se Ele não existisse, então não haveria mal. Este é Assuero.

Por outro lado, ainda é o Criador, porque Ele secretamente, escondendo-se atrás da imagem do Rei, empurra toda a humanidade em direção a uma boa meta.

O problema é que o Criador é a força totalmente boa e benevolente que existe por si mesma. Não precisa de nenhum outro tipo de força, nenhum outro fundamento para sua existência. E as criaturas foram criadas como negativas, opostas ao Criador, a fim de diferir Dele e não se dissolver Nele, porque então não teriam identidade.

Conclui-se que é impossível criar outras criações além de ser diferente do Criador. E se o Criador é totalmente bom, a criação deve ser diferente ao ponto do mal absoluto.

De KabTV, “Estados Espirituais”