“Por Que Os Golpes Surgem Em Ondas?” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Por Que Os Golpes Surgem Nas Ondas?

Mais cedo ou mais tarde, o mundo se recuperará do golpe da Covid-19. Mas se uma coisa está clara, é que outra versão de Covid, outra crise médica ou um tipo diferente de crise virá em breve. Mesmo antes do início da Covid-19, em 13 de agosto de 2018, a virologista da OMS, Dra. Belinda Herring, disse: “A próxima pandemia pode estar chegando”. Mais recentemente, em 2 de março de 2021, a revista Infection Control Today publicou um artigo intitulado “Pronto para a próxima pandemia? (Alerta de spoiler: está chegando)”. Você pode adivinhar do que se trata.

Na maioria das vezes, porém, os golpes não vêm em grupos, mas em ondas, ou uma de cada vez, e por um bom motivo. Assim como as crianças aprendem por meio da disciplina de seus pais, a humanidade aprende por meio da disciplina da natureza. Portanto, depois que a natureza nos disciplina, geralmente nos dá tempo para descansar, recuperar, mas principalmente – para pensar. A Covid-19 não é exceção. É mais um golpe em uma série de golpes cada vez mais graves que continuarão a piorar quanto mais ignorarmos a lição que a natureza está tentando ensinar. Se antes os golpes tinham um tom mais local, a Covid é única por ser verdadeiramente global; ninguém é intocável e todos estão com medo.

Ao entregar à humanidade esse choque global, a natureza não apenas nos mostra quem manda, mas também que somos dependentes uns dos outros. E se somos dependentes uns dos outros, temos que nos ajudar, cuidar uns dos outros e garantir que todos recebam o que precisam. Caso contrário, haverá mais golpes globais. Tornou-se um cálculo muito simples.

Quando o pâncreas se torna disfuncional, por exemplo, o problema não é endêmico do pâncreas; ele se espalha por todo o corpo e se torna diabetes. Hoje, a natureza está nos mostrando que todos somos órgãos vitais. Portanto, para nosso próprio bem, devemos ter consideração e cuidar de todos.

Embora, como dissemos, a única maneira de aprender seja por meio da disciplina da natureza, podemos determinar com que rapidez aprendemos a lição e progredimos para uma vida melhor para todos. Quanto mais protelarmos, mais difíceis serão as lições da natureza.

Não precisamos fazer nada específico; é mais sobre nossa atitude em relação ao outro. Assim como você não ensina a uma mãe o que fazer quando tem um bebê, mas seu amor lhe diz o que ela precisa fazer e o que ela ainda precisa aprender, quando desenvolvermos cuidados um com o outro, nossa nova atitude determinará nosso comportamento em relação ao outro. Portanto, nosso foco deve ser no desenvolvimento de cuidado e consideração mútuos, a fim de evitar a próxima pandemia ou a próxima grande crise, que está, como acabamos de ler, ao virar da esquina.