Como Não Permanecer Van Gogh

235Comentário: Pablo Picasso disse: “Toda criança é um artista. O problema é como permanecer um artista depois de crescer”.

Isso está muito em sintonia com o que você disse sobre questões sobre a existência, questões sobre a vida (“Por que nasci?”), que já são inerentes à criança e de alguma forma as perdemos.

Minha Resposta: Concordo totalmente. Nós não as perdemos, ao contrário, elas desaparecem de nós. Não queremos nos concentrar nas questões sobre o sentido da vida: Para que preciso dessa vida? Para que existo? Para que nasci?

Para uma criança, aliás, essa é uma questão interna muito urgente. Ela não pode perguntar, pode não ser capaz de responder, mas vive com isso. Ela tem uma demanda muito séria de seus pais e das pessoas ao seu redor. Se você prestar atenção, haverá uma demanda urgente em cada ação sua. A criança sentada em seus braços exige revelar a questão do sentido da vida.

Pergunta: Por que tudo desaparece de repente? Afinal, ela exige isso!

Resposta: A força chamada inclinação ao mal aparece. E isso começa a confundi-la.

Pergunta: Você quer dizer que é impossível trilhar esse caminho suavemente?

Resposta: Ela deve conter essa força do mal em si mesma, deve combatê-la, deve se encontrar em guerra contra ela, e somente dessa luta ela pode sair como um adulto. Caso contrário, ela continuará sendo Van Gogh. Ela vai pintar pelo resto da vida e nada mais.

Pergunta: Ela não fará mais a pergunta, “Para que eu vivo?” Ganhando muito dinheiro …

Resposta: Este não é o sentido da vida.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 22/4/21