“A Morte Começa Quando Você Se Aposenta Do Trabalho” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “A Morte Começa Quando Você Se Aposenta Do Trabalho

Tenho 74 anos e graças a Deus trabalho todos os dias. Eu ensino a sabedoria da Cabalá das três às seis da manhã para meus alunos que se conectam ao vivo com as aulas de diferentes fusos horários em todo o mundo. Então saio para uma caminhada leve e exercícios, descanso e começo a segunda parte da manhã: reuniões, entrevistas, gravações na TV e estudos das fontes originais da Cabalá.

Israel é conhecido por estar entre os países com alta expectativa de vida; nossa média já ultrapassou os 80 anos. Aqui, como em outros países, há um debate contínuo sobre se a idade de aposentadoria para homens e mulheres deve ser aumentada. Isso não ocorre apenas porque as pessoas ficam sem dinheiro ou querem se engajar em diferentes projetos, mas também porque, como mostram os estudos, quando uma pessoa para de trabalhar, ela fica deprimida, afunda na solidão e começa a se sentir sem sentido na vida.

Engana-se quem para de trabalhar e pensa que aí começa a vida boa. Nossa programação relaxa e os problemas começam no momento em que acordamos. Questionamos como preencher o tempo até o meio-dia e depois o que fazer da tarde à noite. E mesmo assim, começamos a questionar por que estamos fazendo certas coisas automaticamente. O que fazer amanhã? E no dia seguinte? Este estado não é de prolongamento da vida, é a morte dentro da vida. O descanso se torna parte da morte.

Com base na minha própria experiência, apoio trabalhar pelo menos meio dia, algumas horas pela manhã e nada mais. As pessoas que se aposentam muitas vezes passam por um processo de deterioração e declínio porque fomos feitos para trabalhar no mundo até o nosso último dia, e isso se faz sentir no meu corpo, na minha própria pele.

Se uma pessoa já se aposentou, um conselho meu é este: envolva-se com pessoas da sua idade; essa conexão é sempre boa. Tente se manter saudável, prestativo, brincalhão e encoraje os outros. Não se limite a sentar em um banco com os amigos e conversar; trabalhem juntos, limpem o prédio onde vocês moram, lavem as escadas, cortem a grama do jardim, plantem verduras e cultivem flores. Esses tipos de atividades também podem ser lucrativos e gerar empregos, mas, o que é mais importante, eles mantêm a saúde do corpo e da mente.

Suponha que você prefira outras atividades além das mencionadas. Bom. O objetivo principal é engajar-se em ações que contribuam com a comunidade, que estejam ligadas ao cuidado do bem-estar do próximo. Este conselho para os anos dourados é uma maneira rápida e gratificante de se sentir cheio de bondade e de transmitir esse sentimento a outras pessoas. Essa é a única receita para os idosos que lhes dará o compromisso de cuidar de si, pois desejam mais envolvimento e trabalho. Ajudar a sociedade é a maneira de se sentir jovem, cheio de vida e forte.