“A Chave Para A Eficiência Em Nossas Vidas” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “A Chave Para A Eficiência Em Nossas Vidas

A vida moderna é caracterizada por uma corrida contínua para ser mais eficiente, elevando constantemente o nível para ter sucesso? Mas a eficiência máxima nem sempre é uma garantia de satisfação. Para isso, precisamos de gerenciamento de metas e uma direção clara da mais alta perspectiva de vida.

Como em uma corrida, antes mesmo de começarmos, é importante escolher uma direção para mim e desenvolver um plano para implementá-la. Caso contrário, certamente chegaremos ao fim de nossas vidas sem perceber o presente que a natureza deu apenas a nós, nosso potencial único, a cada um de nós. Portanto, esforçar-se para ser outra pessoa e fazer o que todos fazem é a receita certa para ser medíocre e permanecer assim.

Só porque corro rápido não significa que chegarei mais rápido a algum lugar digno. As pessoas geralmente perseguem metas que nem mesmo estabeleceram para si mesmas. “Você não vai decidir por mim”, as crianças nos dizem para demonstrar sua independência, mas em nossas vidas como adultos corremos constantemente para onde nos disseram para correr.

Corremos rápido, quase sem descanso, tentando constantemente nos tornar mais eficientes, para ser mais precisos. Mas, nós nos tornamos escravos neste intento sem uma explicação racional do que queremos alcançar?

Quem quiser quebrar este ciclo vicioso deve antes de tudo evitar seguir o que a maioria faz, sem questionar por que o faz. A vida não é uma máquina com valores e objetivos ativados automaticamente.

Pelo que vale a pena viver? O que eu quero fazer da vida? Sem esclarecer essas grandes questões sobre a essência de nossa existência, todos os esforços serão inúteis e sem sentido. “O fim do ato já está contido no pensamento inicial”, disseram nossos sábios ao enfatizar que antes de tudo é indispensável descobrir para que a natureza nos criou, a fim de realizar o que podemos alcançar na vida.

Então, o primeiro passo para ser eficiente é me perguntar para que vivo. Depois de encontrar uma resposta para mim mesmo e definir uma meta digna, a segunda etapa deve ser descobrir como alcançá-la, de que meios preciso para alcançá-la? O terceiro passo é me cercar de pessoas que também estão interessadas em atingir o mesmo objetivo, para que me proporcionem um ambiente de apoio.

É importante internalizar que, sem um ambiente de apoio, uma pessoa não pode progredir. Somos seres sociais e, portanto, devemos absorver forças do nosso meio ambiente, semelhantes à semente que está no solo e precisa de um substrato adequado de umidade, minerais e fertilizantes para crescer e prosperar. Serei capaz de receber bons exemplos de um ambiente de apoio em que a inveja nos impulsiona para o progresso, mas nos dá a força necessária para seguir em frente e superar todos os obstáculos no caminho para realizar nosso potencial.

Uma perda de tempo, no sentido mais amplo da palavra, é fluir com a vida e seguir nossas tendências naturais. Portanto, sempre que me sentir distraído, devo retornar ao ambiente novamente e dizer a mim mesmo que preciso estar em contato mais próximo com ele para que o ambiente possa me posicionar mais corretamente na direção do grande objetivo que escolhi.

Aliás, essa dica também é muito importante para os pais. Em vez de tentar forçar seus filhos a se desenvolverem na direção que você deseja e provocar a rejeição neles, seria melhor se você os mergulhasse em um ambiente com crianças que estão se desenvolvendo na mesma direção que você considera apropriado. Seus filhos sentirão o desejo de seguir o mesmo propósito de outras pessoas.

É a importância das metas que estabelecemos com antecedência que nos fará cumprir essas metas. Portanto, é imperativo elevar a importância da grande meta que aspiramos a cada dia, para lembrar uns aos outros por que é importante para nós e o que isso nos dará na vida.

Do ponto de vista evolucionário, o nível de eficácia de alguém na raça humana é medido pelo grau de sua participação na mudança dos relacionamentos humanos, de relacionamentos egoístas que ameaçam destruir o mundo para relacionamentos altruístas que irão construir um relacionamento integral entre todos.

Uma pessoa é considerada eficiente e benéfica para o sistema na medida em que promove boas conexões entre as pessoas e complementaridade e reciprocidade dentro da sociedade. Cada um de nós sentirá a realização total do que a natureza deu a nós somente na mesma medida, um presente único para cada pessoa no mundo.