“Para Onde Foram Todos Os Trabalhadores?” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Pra Onde Foram Todos Os Trabalhadores?

Embora as economias estejam reabrindo em muitos países à medida que mais e mais pessoas são vacinadas, uma parte crucial do mercado de trabalho ainda está lutando para reiniciar: os trabalhadores. Os clientes estão lá; os negócios estão abertos, os empregadores estão contratando, mas os trabalhadores parecem confortáveis ​​em ficar em casa. Em alguns países, e em algumas profissões, a situação é tão terrível que os candidatos a empregos estão entrevistando empregadores em potencial, e não o contrário. Existem até casos bizarros em que os empregadores pagam aos candidatos apenas para virem a uma entrevista de emprego!

Quando a Covid-19 apenas começou, eu escrevi que quando a humanidade saísse do outro lado da pandemia, seria uma humanidade diferente. Parece que estamos vendo isso se desenrolar. Algumas pessoas dizem que as pessoas receberam muito dinheiro como alívio da Covid, mas acho que é muito mais profundo do que isso: as pessoas simplesmente não querem trabalhar. Elas perceberam que seus empregos eram uma espécie de escravidão e optaram por sair. Isso é o que está acontecendo.

Acho que é melhor para todos que isso esteja acontecendo. Há menos poluição, menos exploração de pessoas, animais e recursos naturais, e todos ganham além dos magnatas, que querem continuar acumulando bilhões, mas com que propósito?

Nossos empregos, e ainda mais empregos profissionais, costumavam determinar nossa autoestima. Mas muitas pessoas não se importam mais com isso. Elas não se importam com o que as pessoas pensam; elas querem descansar e passar o tempo em paz, e é melhor para todos que façam isso, especialmente para o nosso pobre planeta.

Quanto mais ociosos somos, menos contraditórios somos com a natureza. Pegue qualquer animal e você verá que quando ele não procura comida, abrigo ou cuida de seus filhotes, ele descansa em paz. Até agora, não temos sido como animais. Passamos cada momento trabalhando mais horas, ganhando mais dinheiro, ou gastando nosso dinheiro e fazendo outras pessoas trabalharem mais horas. O resultado foi que poluímos e quase arruinamos nosso planeta. Se as pessoas vivessem como animais, trabalhando apenas quando precisam, não criaríamos todos os problemas que criamos para nós mesmos, não estaríamos exaustos e estressados.

É do nosso interesse sermos preguiçosos e é do interesse dos magnatas que trabalhemos o mais arduamente possível. É por isso que eles nos vendem a noção de que nosso cargo define quem somos. Mas quando realmente não nos importamos com o que as pessoas pensam de quem somos, não temos razão para impressioná-las com cargos extravagantes. Podemos finalmente descansar!

Agora que temos mais tempo livre, aos poucos encontraremos coisas mais significativas para fazer com nosso tempo. Perguntaremos por que estamos aqui e descobriremos como nossa presença aqui se relaciona com a presença de todas as outras pessoas no mundo e com o mundo ao nosso redor. Veremos que o mundo é um sistema; encontraremos nosso lugar nele; e seremos felizes e em paz. É por isso que sou grato por essa nova tendência de não trabalhar desnecessariamente.