A Lei Do Bumerangue

963.6Pergunta: Atualmente, tratamos uns aos outros egoisticamente, mesmo sem perceber?

Resposta: Não entendemos que estamos nos maltratando terrivelmente com isso, recebendo muitas vezes mais danos do que o prazer momentâneo que estamos dando a nós mesmos.

Pergunta: Por quê? Qual é a razão para isto?

Resposta: O egoísmo fecha nossos olhos. Portanto, pensamos que ao humilhar e suprimir os outros, nos levantamos e melhoramos. Mas não é assim.

De repente, um sistema geral é revelado para nós, uma dependência mútua comum. Se eu reprimir, humilhar ou enganar os outros, prejudico a mim mesmo muitas vezes mais. Isso volta para mim com uma perda muito maior do que eu supostamente ganhei e gostei quando fiz algo ruim para outra pessoa.

O sistema de conexão entre nós é organizado de forma que isso volte para mim. Não imediatamente, não explicitamente para mim. No entanto, se eu vir todo o sistema, vou me comportar corretamente. Então não terei dúvidas sobre como fazer um acordo pré-nupcial. Não farei nada de errado nem mesmo com alguém que está longe, muito menos com alguém com quem vou morar.

Vou ver claramente o motivo pelo qual nos encontramos, e não por acaso, como precisamos nos comunicar e que nível de acordo precisamos alcançar.

Pergunta: Não haverá pensamentos sobre usar um ao outro, não confiar um no outro?

Resposta: Como posso fazer isso se sinto que isso voltará imediatamente para mim, me afetará? Onde posso me esconder? Começarei a ver o outro como uma parte de mim ainda mais importante do que eu. Afinal, passando por ele, esse sinal vai voltar para mim amplificado.

Portanto, o próprio sistema de segurança que existe em mim o tempo todo não me permite pensar ou fazer algo ruim.

Pergunta: Hoje, esse sistema de segurança funciona em uma direção. Como posso me isolar do outro. Quando começar a trabalhar para o exterior, o vetor mudará e a atitude mudará?

Resposta: Sim. Mas só se vermos que estamos interligados.

De KabTV, “Close-up”, 19/08/09