Diferentes Ângulos Das Três Linhas

562.01Zohar para Todos, VaYetze [E Jacó Fugiu], Item 15: Salomão fez três livros, correspondendo às três linhas: O Cântico dos Cânticos é uma interpretação da linha direita, Hesed; Eclesiastes [Kohelet] é uma interpretação da linha esquerda, Gevura; e Provérbios é uma interpretação da linha do meio, Tiferet.

Pergunta: Sabemos que a linha do meio vem após a verificação das linhas direita e esquerda. E de acordo com a cronologia, Kohelet (linha esquerda) foi escrito por último. Por quê?

Resposta: Francamente, tenho muitas respostas para isso. Essas linhas entram na pessoa e são realizadas nela em sua combinação completa. Todas vêm de cima: esquerda, direita e meio.

A Sefira Keter superior é a linha do meio. Hochma e Bina vêm dela. Keter está acima, Hochma e Bina estão abaixo. Então, de Keter, Hochma e Bina, essas linhas descem até DAAT. E elas descem até Hesed e Gevura. De DAAT, descem para Hesed e Gevura e depois juntas para Tiferet.

Aqui, há uma tal confluência das três linhas de cima para baixo e de baixo para cima e, em geral, que você não pode dizer qual delas aparece antes e qual depois.

Você não pode definir uma linha sem a outra: a direita sem a esquerda, a esquerda sem a direita e a do meio sem as duas. Ou seja, todas as três linhas estão incluídas uma na outra. Isso é repetido muitas vezes no Livro do Zohar. Portanto, você tem três linhas à direita, três linhas à esquerda e três linhas no meio.

Além disso, a linha do meio vem primeiro e depois a direita e a esquerda no mesmo plano. Então novamente a linha do meio e a direita e a esquerda no mesmo plano. Elas se cruzam não apenas em linhas, mas também em níveis.

Portanto, falando sobre o que vem primeiro ou segundo no infinito, na eternidade, na perfeição do Criador, não existe tal coisa. Na luz direta, ela parecerá uma coisa só, na luz refletida, será exatamente o oposto.

Se se manifestar com a linha direita, a esquerda terá uma aparência diferente. Na linha esquerda, a linha direita terá uma aparência diferente. No final das contas, tudo depende do observador porque quando a perfeição e a harmonia absoluta estão diante de você, com suas propriedades você verá coisas completamente diferentes a cada vez e sempre estará em opostos e contradições.

E o estado permanente, eterno e perfeito vem como uma síntese. Nele, não há mais nenhuma linha direita, esquerda ou média e sua ordem específica.

Assim, quando um Cabalista ascende, ele não tem uma demanda interna clara de que haveria a linha direita primeiro e depois a esquerda, porque dependendo de sua própria mudança, ele imediatamente entra em diferentes perspectivas. Portanto, essa pergunta é inadequada.

Comentário: Mas essa pergunta pode ser feita, por exemplo, por cientistas se eles começarem a ler O Livro do Zohar.

Minha Resposta: Com seu raciocínio terreno, eles ficarão, é claro, muito confusos com isso, mas isso é bom. Eu quero dizer aos ouvintes e espectadores: “Se você ficar confuso, leia O Livro do Zohar de qualquer maneira, não importa como você o entenda. Ao ler, você já está estimulando a luz superior, aquele programa, aquele campo de informação em que existimos”.

De KabTV, “O Poder do Livro do Zohar” # 13