A Torá – Uma Lista Das Leis Da Natureza

137Pergunta: Há muita controvérsia em torno da data de redação da Torá e sua autoria e existem várias abordagens para este assunto: religiosa, acadêmica e Cabalística.

A abordagem religiosa explica tudo de forma muito simples: o próprio Criador, o próprio Deus, deu ao povo a Torá por meio de Moisés. De acordo com a abordagem acadêmica, não houve saída do Egito, até o fato de que a Torá foi escrita no século VI a.C. e foi escrita ao longo de centenas de anos.

É interessante que O Livro do Zohar diga: “Quando o Criador desejou criar o mundo, e isso foi manifestado em um desejo diante Dele, Ele olhou para a Torá e a criou”. Isso significa que a Torá existia antes mesmo da criação do mundo.

O que a Cabalá diz sobre isso? O que é a Torá e quem a escreveu?

Resposta: Na verdade, existem definições completamente diferentes do que é a Torá. Eu sigo uma abordagem clara e geralmente aceita da Halachá [a totalidade das leis e ordenanças que evoluíram desde os tempos bíblicos para regular as observâncias religiosas, a vida diária e a conduta do povo judeu] para tudo o que diz respeito à escrita não apenas da Torá, mas também do Tanakh, do Talmude e outras fontes.

A única diferença do ponto de vista da Cabalá é que a Torá é uma lista das leis da natureza. Acontece apenas que é descrita nessa forma, na aplicação a uma pessoa. Mas, em princípio, essas são as leis da natureza.

Portanto, as pessoas que estão na compreensão do Criador cumprem essas leis porque as sentem em si mesmas. Elas mudaram a si mesmas internamente, pois essas leis são as leis de sua vida, comportamento, adaptação ao mundo e percepção do mundo.

Além disso, a Torá para elas não é um livro que você pode folhear, ler, fazer algo a partir do que está escrito nele e de alguma forma agir, mas a lei segundo a qual elas existem internamente porque fala sobre como podem coincidir completamente com a natureza. Natureza ou Criador é a mesma coisa.

Essa é a lei da comunicação entre as pessoas e entre o homem e a natureza ou o Criador.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 03/06/19