Transição Para Uma Nova Base De Existência

709Comentário: O Mar Vermelho (Yam Suf – Mar Final) é dilacerado pelo poder da fé do homem quando Moisés levanta seu cajado. “Cajado” em hebraico é “Mahteh” da palavra “Mata” que significa abaixo.

Minha Resposta: A pessoa abaixa seu egoísmo e, assim, passa por todos os obstáculos. Ela é guiada não pela razão e lógica, mas por aquilo que deseja doar.

No entanto, isso é completamente irreal para ela, porque doação, amor e conexão com os outros estão acima da propriedade de recepção, ganho pessoal e salvação pessoal. Isso é o que personifica o salto de Nachshon nas poderosas ondas do Mar Vermelho.

Pergunta: Por que Nachshon (a propriedade do homem) salta no mar e não Moisés? Normalmente, o líder vai primeiro.

Resposta: A questão é que Moisés está acima da propriedade de Nachshon. Moisés é a propriedade de Bina e, portanto, não é um problema para ele estar na propriedade de doação e amor. É por tudo isso que ele se guia quando conduz os filhos de Israel (desejos), gradualmente os liberta do egoísmo e os leva ao amor entre si.

Pergunta: Qual é o milagre de que uma pessoa repentinamente recebe essa oportunidade de pensar e se preocupar com os outros mais do que consigo mesma? Afinal, em princípio, isso não é natural e não traz nenhuma recompensa.

Resposta: É uma transição para uma base de existência completamente diferente, quando doação, amor e uma boa atitude para com os outros estão acima da atitude para consigo mesmo. Uma pessoa entra nesse estado quase para sempre. Se antes ela vivia em seu egoísmo usual, apenas “para seu próprio benefício”, depois de cruzar essa fronteira, ela começa a viver apenas “para o benefício dos outros”.

Pergunta:  A visão de mundo de uma pessoa, sua abordagem à vida muda?

Resposta: Absolutamente tudo. Fora da fronteira do Egito, nossa atitude em relação ao mundo muda completamente. Não há mais consideração por si mesmo. Você constantemente considera os outros, leva-os em consideração. Você sabe com certeza que tudo o que surge dentro de você deve ser invertido em doação e amor.

Pergunta: Mas o que motiva uma pessoa? Por que ela age assim?

Resposta: Porque essa é propriedade do Criador. E ela quer estar mais perto Dele.

Pergunta: E se não fosse a propriedade do Criador, ela não teria feito tais ações?

Resposta: Não. Então não haveria razão. Essa é a única razão.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 02/04/21