Sem Homem – Sem Mundo

928Pergunta: Espaço tridimensional mais tempo, essas quatro dimensões existem ou são uma ilusão? Elas estão lá ou não?

Resposta: Essa é a ilusão da nossa estrutura e é por isso que sentimos o espaço desta forma e o dividimos desta forma.

Pergunta: Por que recebemos essa ilusão?

Resposta: Não podemos existir em um espaço aberto em que não haja base para medição, para a expressão de algo. Portanto, os três eixos e o quarto, que é o tempo, são o que precisamos para falar sobre nosso estado.

Pergunta: Mas esses três eixos, em princípio, caracterizam a posição atual de uma pessoa no espaço. O quarto eixo é o tempo. Existe um passado e um futuro. Eles existem ou não?

Resposta: Eles existem em relação a uma pessoa. Tudo está apenas em nós, assim como esses eixos. E o que está fora de nós, não podemos dizer.

Pergunta: Se eu me lembrar do passado ou pensar no futuro, é algo que me afeta no momento presente?

Resposta: Naturalmente. Na verdade, não existe tempo. Este é puramente nosso sentimento subjetivo, e nós o dividimos em passado, presente e futuro.

Pergunta: Então estou no passado; é minha ilusão que estou no presente e é assim que me sinto, e me sinto assim?

Resposta: Sempre medimos uma coisa em relação à outra.

Pergunta: Os dinossauros existiram?

Resposta: Não podemos falar sobre o que existia e o que não existe agora, porque é tudo sobre o sentimento de uma pessoa. Uma pessoa faz escavações, tira alguns ossos de lá, toma por ossos de dinossauros, faz seus esqueletos. Tá tudo lindo, bom. Mas tudo isso tem a ver com a nossa percepção do mundo. Não podemos imaginar nada além do passado, presente e futuro, e a pessoa que observa tudo isso atribui alguns vetores a esses estados.

Pergunta: Se tudo é caracterizado em relação a uma pessoa, então, em princípio, ela pode se mover de um lugar para outro, mudar de lugar e, em geral, tudo gira em torno dela? Podemos dizer que não é o homem que está na Terra, mas a Terra e o sistema solar que giram em torno dele?

Resposta: Não. Tudo está na pessoa, em sua sensação. Sem homem – Sem mundo.

De KabTV, “Expresso de Cabalá”, 12/04/21