Análise Mental E Análise Sensorial

565.01Pergunta: Podemos dizer que a análise “verdadeiro-falso” é consciente e a análise “doce-amargo”, não é?

Resposta: Sim, a análise doce-amargo é natural, inconsciente, enquanto a análise verdadeiro-falso depende do meu desenvolvimento.

Pergunta: A sociedade pode impor isso a mim?

Resposta: Milhares de razões podem influenciar isso. A análise mental pode ser afetada de várias maneiras. É muito difícil influenciar os sentimentos porque eles são corpóreos. É possível, claro, mas é um processo longo, como uma pessoa se acostumando com alguns gostos, cheiros ou visões.

Ela parece estar entrando em uma mentalidade diferente. Digamos que, quando nos mudamos para outro país, não podemos concordar com as coisas de lá, mas aos poucos nos acostumamos com elas, e elas entram em nossa natureza.

Começamos a sentir: isso é agradável, isso é desagradável; isso é doce, isso é amargo, e tudo isso acontece porque o corpo está se acostumando. Assim como os animais de estimação se acostumam com o que lhes ensinamos.

Ou seja, existem dois tipos de análise em nós, e a única questão é como os reconciliamos entre si. O mais importante é ensinar uma pessoa a tentar desenvolver sua análise mental, racional o tempo todo para que ela explore a análise sensorial e entenda se algo é realmente bom ou não. Afinal, o que eu faço pode ser doce, mas prejudicial, e pode ser amargo, mas útil.

Comentário: Digamos que você me diga agora que, para revelar o Criador, devo me conectar com meus amigos do grupo. Revelar o Criador, eu contemplo, é uma sensação agradável para mim, mas unir-se aos amigos é amargo.

Minha Resposta: Revelar o Criador para mim agora é muito amargo. É um sentimento de amor absoluto, conexão absoluta, preocupação absoluta com os outros. O Criador está se escondendo de nós precisamente porque, do contrário, O teríamos afastado com nossas mãos e pés e nunca teríamos sequer pensado em nos apegar a Ele. Portanto, é melhor quando Ele está escondido.

De |KabTV, “Estados Espirituais”, 22/04/19