“Qual É O Significado Espiritual De Pessach?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Qual É O Significado Espiritual De Pessach?

Pessach significa uma transição de sair do controle do nosso mundo corpóreo, egoísta e divisivo, e entrar no controle do mundo espiritual, altruísta e harmoniosamente conectado.

Essa transição requer o surgimento e o desenvolvimento de um desejo espiritual. Em outras palavras, Pessach se relaciona com o processo espiritual pelo qual qualquer pessoa pode passar, com a condição de desenvolver seu desejo de doar, amar e se conectar positivamente com os outros acima de seus impulsos egoístas.

A transição é marcada pelo êxodo do Egito, ou seja, a saída do ego humano. O tempo no Egito do povo de Israel (ou seja, pessoas que desejam espiritualidade, “Israel” de “Yashar Kel” [“direto a Deus”]) significa um estágio de crescentes desejos egoístas que não permitem que o povo de Israel se una.

O Faraó significa o controle do ego. Ele está pronto e disposto a suprir todas as realizações egoístas que desejarmos. No entanto, Moisés, que marca o desejo de se conectar acima do ego, impulsiona o desejo do povo de Israel de descobrir o Criador, ou seja, a qualidade de amor e doação, em sua conexão. Quando descobrimos que não podemos nos conectar, sentimos que estamos nas trevas do Egito. Nesse estado, ficamos prontos para fazer quase qualquer coisa a fim de nos libertar do controle do ego. Esse estado é a fuga do Egito.

Em relação a uma pessoa no caminho espiritual, ela descreve um estágio onde a pessoa se torna pronta para fazer qualquer coisa apenas para se libertar do ego, para se elevar acima dele e alcançar a qualidade do Criador, ou seja, amor e doação. Nós nos jogamos no mar, que se divide, e o cruzamos, ou seja, nos isolamos do ego e, ao fazer isso, por estarmos acima do ego, ficamos prontos para trabalhar com ele e transformá-lo em altruísmo.

Esse é o êxodo do Egito que celebramos em Pessach.

Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.