Pragas Egípcias: Infestação De Gafanhotos

592.01Pergunta: A oitava praga egípcia é a invasão de gafanhotos. Gafanhotos são frequentemente mencionados na Torá porque representam um nível egoísta especial do homem que pode ser corrigido. Curiosamente, é proibido comer insetos, exceto gafanhotos. O que são gafanhotos dentro de uma pessoa? Qual é esse nível de desejo?

Resposta: Este é um golpe muito sério. Na verdade, a Torá diz que você pode comer gafanhotos. Sabemos as restrições que existem no uso de alguns desejos, propriedades espirituais, mas a propriedade do gafanhoto pode ser usada no nível humano.

O gafanhoto personifica o nível que alimenta o nível animado do homem. Ou seja, é um passo de transição de animado para humano. Portanto, pode ser usado como alimento para nutrir o próximo nível.

Pergunta: Em princípio, os gafanhotos destroem tudo. Como os Cabalistas explicam isso? Eles devem ter visto a raiz e o ramo. Sabemos que no egoísmo existe um estado em que o homem trabalha; então seu ego pega tudo e ele vê que não há mais nada para si.

Resposta: Mas ele se beneficia disso. Esta é a melhor ajuda porque graças a ela o homem avança. Ele tem a oportunidade de se voltar ao Criador.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 30/01/20