Condicionalidade Da Consciência

234Pergunta: Como podemos verificar o quanto a nossa percepção da realidade é adequada?

Resposta: O que a nossa consciência decide, nós aceitamos como verdade e agimos de acordo. Mas, ao mesmo tempo, nos fechamos. Infelizmente, pode não haver outra saída. Em nosso mundo real, não há nada que possamos fazer.

O problema é que estamos girando nessa dimensão, nesse paradigma, nessa relação com o mundo que nos rodeia que vem das ferramentas de cognição que recebemos desde o nascimento.

Se fôssemos um pouco diferentes, imaginaríamos que o mundo seria diferente, assim como as abelhas, cobras e outros representantes do mundo animal. Eles veem a imagem do mundo de uma maneira muito diferente de nós: seja na forma de manchas coloridas, ou de sabor, ou de calor, e assim por diante. Ou seja, a consciência e sua decodificação por nosso cérebro são condicionais.

Vivemos em um mundo muito limitado e condicional, que é representado por nós em nossos órgãos sensoriais corporais. Não sabemos o que está acontecendo fora de nós porque nossos sentidos estão trancados por dentro. Mas como podemos sair de nossas sensações subjetivas do mundo e de alguma forma imaginar o mundo não sendo moldado por nossos sentidos, mas realmente existindo?

O que existe objetivamente? Existe algo ou não? Esta é talvez a questão mais importante. E se houver alguma força objetiva fora de nós, como isso se relaciona conosco? Como isso nos controla? Como isso nos organiza? Existe uma consciência superior? Essas questões são muito interessantes para mim, pessoalmente.

De KabTV, “Juntos sobre a Coisa Principal”, 02/09/18