A Base Da Natureza Humana

961.1Pergunta: Eles dizem que a natureza do homem mudou muito. Ele deixou de ser homo sapiens (homem inteligente). Você concorda com isso?

Resposta: Por um lado, é difícil dizer que ele já foi um homem inteligente. Mas, por outro lado, o homem nasce de novo – isso é totalmente certo!

O egoísmo como base de nossa natureza, nos níveis inanimado, vegetativo e animal, é silencioso, calmo e necessário para a sobrevivência de todas as espécies. Mas o homem é totalmente ilimitado; cada um de nós precisa de tudo.

Nesse aspecto estamos passando por um certo desenvolvimento. No momento, estamos em um estado onde podemos perceber que qualquer movimento para a frente, qualquer progresso, qualquer desenvolvimento, nos leva à destruição precisamente porque tudo é baseado em nossa natureza egoísta.

Se essa natureza estivesse ausente, poderíamos viver uma vida perfeita. Força, conhecimento, oportunidades, o homem tem tudo menos uma coisa: sempre tropeçamos no nosso egoísmo. Não importa o que possamos fazer de bom, como se costuma dizer: “bons impulsos estão destinados a nós”, tudo isso desaparece sob o ataque do egoísmo. Ele, como o diabo, nos conduz, e por algumas trilhas nos leva silenciosamente para fora do caminho certo.

Portanto, até que corrijamos nosso egoísmo, não podemos fazer nada por nós mesmos.

De KabTV, “Juntos sobre a Coisa Principal”, 18/07/18