É Impossível Chegar À Espiritualidade Sem Um Guia

749.04Sem a fé nos sábios, é impossível alcançar a fé acima da razão e se conectar com o Criador. Afinal, não há conexão direta entre nosso desejo egoísta e o desejo de doar.

Uma vez que estamos dentro do egoísmo, não somos capazes de saltar para o desejo de doar, e nem mesmo entendemos o que ele é ou como abordá-lo. Portanto, precisamos de um guia que pode nos levar da sensação deste mundo para sentir o mundo superior.

Estamos neste mundo, ou seja, no desejo de receber, e sentimos o mundo somente por meio dele. O egoísmo determina todas as nossas qualidades, controla nosso coração e mente. Ao mesmo tempo, queremos sentir a realidade no desejo de doar.

No entanto, não sabemos o que é o desejo de doar e como desenvolvê-lo para sentir outra realidade, como está dito: “Eu verei um mundo oposto”. Precisamos passar por uma transição especial, que pode levar muito tempo e incluir muitos estados intermediários entre este mundo e o próximo, o domínio do desejo de receber e o desejo de doar.

Essa transição não pode acontecer de uma vez, mas de acordo com o que foi dito: “Somente a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida”.

Portanto, precisamos de um sábio que viva nos dois mundos ao mesmo tempo e possa nos ensinar como fazer essa transição. Nem todo mundo que está atingindo o mundo espiritual é capaz de ser tal guia. Isso requer consistência nos sentimentos e compreensão, na compreensão dos dois mundos e conhecimento de como fazer a transição de um mundo para o outro passo a passo.

A propriedade desse condutor é chamada de Moisés. Por um lado, ele está nas qualidades do Criador e, por outro lado, como um “pastor leal”, ele pode assumir esta missão de guiar as pessoas, discípulos, deste mundo para o mundo espiritual e cumprir as instruções do Criador.

A fé nos sábios, ou seja, no professor no caminho espiritual, é o mesmo que acreditar no próprio caminho, acreditar no Criador e em todas as ações que realizamos. O sucesso depende de quanto eu aderir ao professor e segui-lo. Como numa caminhada séria ao passar por uma área desconhecida e perigosa, por caminhos não percorridos, você precisa ter roupas e sapatos adequados, um bastão adequado na mão, seguir aquele que está indo a sua frente, e seguir o rastro daquele que está à sua frente. Então você pode seguir em frente com confiança.

Essa é a primeira regra que um iniciante deve aprender ao entrar no caminho espiritual, um caminho não percorrido, desconhecido e desconcertante para ele. Portanto, o primeiro a trilhar é quem tem muita experiência e já percorreu esse caminho. Mas aqueles que o seguem não conhecem o caminho.

É costume fazer isso em uma caminhada corporal e ainda mais em uma espiritual, porque lá não sabemos absolutamente o que devemos fazer para dar um único passo certo à frente. Além disso, o egoísmo sempre nos confunde e nos desencaminha. Portanto, precisamos ter tantos indicadores claros quanto possível para nos ajudar a avançar sem tropeçar e cair.

Extraído da Lição Diária de Cabalá 14/02/21, “A Fé Nos Sábios Como Meio Para A Fé Acima Da Razão”