“Qual É O Propósito Da Vida?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Qual É O Propósito Da Vida?

O propósito da vida é atingir o estado mais elevado e exaltado que a natureza preparou para nós: ascender acima de nossos “eus” egoístas inatos e obter uma compreensão, percepção e sensação claras de por que nós – e a natureza em todos os seus níveis, inanimado, vegetativo, animado e humano – existimos.

Além disso, o propósito da vida não pode ser imposto ou mostrado a ninguém, da mesma forma que não podemos provar as leis matemáticas aos gatos. Em vez disso, cada pessoa precisa descobrir o propósito da vida por si mesma: elevar-se em percepção e sensação até obter uma visão e sentimento completos da realidade.

A ascensão acima de nossa natureza egoísta inata até a descoberta da totalidade da natureza é o significado mais completo de se tornar um ser humano. Em hebraico, a palavra para “humano” é “Adam“, que deriva da frase, “Adameh le Elyon” (“semelhante ao superior”), o que significa que se nos elevamos acima de nossa estreita percepção egoísta e atingirmos a percepção total da realidade, cumprimos nosso papel de nos tornarmos “humanos” no sentido mais amplo do termo.

Em princípio, existem duas forças na natureza: recepção (egoísmo, negativo) e doação (altruísmo, positivo). Nós nascemos e crescemos apenas com a força da recepção, que se expressa em nós como egoísmo: o desejo de desfrutar à custa de qualquer coisa ou pessoa fora de nós.

Nosso egoísmo se desenvolve e cresce ao longo de muitas gerações, de um pequeno desejo de desfrutar que não exige nada mais do que suas necessidades básicas de sobrevivência – comida, sexo, família e abrigo – para um ego maior que exige realização de uma série de conexões sociais – dinheiro, riqueza, honra, respeito, fama, controle, poder e conhecimento. Em nossa era, nós alcançamos um ponto de transição singularmente significativo, onde testemunhamos nosso desenvolvimento egoísta chegando a um beco sem saída, ou seja, sentindo-se cada vez mais difícil se sentir realizado com as buscas egoístas, o que também dá origem a uma infinidade de atitudes negativas na sociedade – pessoas descontando cada vez mais a sua insatisfação, levando a uma polarização e o ódio crescentes em toda a sociedade.

O egoísmo exagerado de hoje aponta, portanto, o caminho para a necessidade de atrairmos uma força oposta, positiva e altruísta, a fim de criarmos relações equilibradas entre nós e com a natureza.

Tanto o nosso egoísmo inato quanto a força altruísta positiva derivam da natureza, e o propósito da vida é que nos apliquemos para atrair a força altruísta positiva da natureza acima de nossa egoísta, a fim de vivermos em equilíbrio e harmonia com a natureza.