Oposição À Unidade, Parte 11

laitman_293Desacordos Entre Dois Movimentos No Povo Judeu

Comentário: Nos últimos séculos, o confronto entre o povo judeu tem sido muito forte, principalmente entre judeus lituanos e o hassisdimo, o Gaon de Vilna e o Baal Shem Tov.

A razão de sua discordância foi um ponto de vista diferente sobre a disseminação da Cabalá entre seu próprio povo e todo o resto.

Minha Resposta: O Gaon de Vilna foi um grande Cabalista, mas ele se opôs à disseminação da Cabalá entre seu povo.

O Baal Shem Tov, pelo contrário, acreditava que era necessário espalhar a Cabalá, educar os discípulos Cabalistas e transmitir informações sobre o mundo espiritual a todos. Portanto, o hassidismo se originou a partir do Baal Shem Tov, no qual cada criança era ensinada sobre os mundos espirituais, a unidade e o propósito da existência do povo de Israel.

E os discípulos do Gaon de Vilna se envolveram na Cabalá apenas como um pequeno grupo de pessoas. Como resultado, a ênfase em suas atividades foi colocada puramente no cumprimento formal dos mandamentos.

O confronto entre esses dois grupos continua até hoje, embora hoje seja externo, informal. Mas naquela época era uma guerra séria.

Pergunta: Eles não entenderam que suas divergências os levaram à desunião e os alienaram do Criador?

Resposta: É difícil dizer algo sobre essas pessoas. Estas são duas abordagens diferentes da Cabalá que se manifestam dentro dos próprios Cabalistas. Mas o fato de não conseguirem estabelecer uma conexão entre eles levou a grandes perseguições. E tudo isso é sentido até hoje.

Comentário: Nosso Baal HaSulam contemporâneo escreve que é apenas devido à disseminação da Cabalá entre as massas que seremos libertados, cada um e toda a humanidade. Mas se você olhar para a história do desenvolvimento da humanidade, quase tudo se repete.

Minha Resposta: Não. A hora é diferente agora. Hoje, a humanidade está se movendo rapidamente para se revelar como caindo no egoísmo, o que permite simplesmente se estabelecer, curtir a vida e usar corretamente todas as conquistas da humanidade.

Assim, surge um ambiente favorável para revelar o sentido da vida. Esta pergunta, que exige urgentemente uma resposta, aparece em todas as pessoas da nossa geração. E a resposta geralmente não é encontrada em nenhum lugar, exceto na Cabalá.

De KabTV, “Análise Sistemática do Desenvolvimento do Povo de Israel”, 29/07/19