“O Mundo Aguarda O Amanhecer Americano”

Dr. Michael Laitman

Da Minha Página No Facebook Michael Laitman 07/07/20

Alguns dias após os distúrbios em Manhattan que eclodiram durante os protestos pelo assassinato de George Floyd, um amigo enviou um vídeo de sete minutos dele dirigindo pela cidade. Ao longo do clipe, apenas dois locais não tiveram suas janelas do nível da rua quebradas ou fechadas: uma loja na parte inferior da Trump Tower, onde as forças do FBI vigiavam a entrada, e uma igreja que não tinha janelas do nível da rua, apenas portas pesadas.

Ao longo do clipe, você pode ouvir o homem dizendo: “Todos lacraram, todas as lojas de luxo, todas lacraram…” Ele estava em choque. Diante de seus olhos, as insígnias do sonho americano foram destruídas e fechadas, e toda a noção de capitalismo estava desmoronando.

Sou a última pessoa a lamentar a morte do capitalismo, mas ainda é incrível ver isso acontecendo com seus próprios olhos. Não é como se a escrita não estivesse na parede há décadas, mas a COVID-19 parece tê-lo nocauteado. O capitalismo não se levantará e o mundo seguirá a liderança dos Estados Unidos.

Mas o mundo não está acabando. De fato, um novo amanhecer está surgindo. Estamos entrando em uma era de preocupação e cuidado mútuos. É um parto doloroso, mas qual nascimento não é? O mundo que está emergindo das ruínas do capitalismo é aquele em que as pessoas tendem umas às outras – inicialmente porque precisam, mas, finalmente, porque querem!

A crise atual, acelerada pelo vírus, expôs os laços quebrados da sociedade e mostrou que, se não nos defendermos, ninguém o fará. Ao mesmo tempo, somente agora que a quebra é evidente é possível iniciar o processo de correção.

E no caso da América, correção significa conexão. A conexão coração a coração deve ser o valor mais alto, o zênite. Serão necessários todos os partidos e todas as facções da sociedade para alcançá-la, mas é a única saída da espiral descendente.

Quanto ao resto do mundo, está e estará observando atentamente para ver o que sai da América. Este vasto país, com suas inúmeras culturas, é uma amostra de toda a humanidade. Se a América se unir acima de todas as diferenças entre seus residentes, todas as nações também se unirão. O mundo aguarda o amanhecer americano.