Sementes Do Exílio, Parte 8

laitman_741.02O Livro Do Zohar – Uma Técnica De Exaltação

Pergunta: Rashbi, o autor do Livro do Zohar, viveu durante o tempo do Império Romano. Como um oponente ardente dos romanos, ele se escondeu em uma caverna em Pkiin por 12 anos com seu filho. Após 12 anos, eles deixaram a caverna, reuniram mais oito pessoas e escreveram O Livro do Zohar.

O que há de tão especial neste livro? Por que está escrito em um idioma criptografado? Não foi possível explicar a necessidade da unidade do povo de maneira mais simples?

Resposta: Não. Este livro não é sobre a unidade do povo. Essa é uma técnica de exaltação da alma, não um tratado ideológico sobre como atrair pessoas, aproximá-las e explicar-lhes que elas precisam se unir.

Pergunta: O que significa exaltação da alma? Não é uma união com os outros?

Resposta: A exaltação da alma ocorre quando uma pessoa, juntamente com outras pessoas como ela, corre para o Criador, ou seja, para uma única força. Então, eles se unem entre si.

Isto é, O Livro do Zohar não se destina a educar pessoas comuns. Ele descreve a compreensão daqueles que já estão em uma união.

Pergunta: Podemos dizer que este livro é uma técnica para corrigir o egoísmo?

Resposta: Não. Ele fala sobre como, devido a uma correção gradual do egoísmo, uma pessoa revela a força superior.

Pergunta: Por que, digamos, a Mishnah ou o Talmude é destinado à educação do povo, mas O Livro do Zohar não é? Qual é a diferença?

Resposta: A Mishnah é escrita em um idioma completamente diferente. Não obriga nada: apenas ensina e pronto. Vemos que as pessoas ainda estudam a Mishnah, mas isso não muda as pessoas em suas raízes.

Pergunta: Isto é, a Mishnah é escrita em uma linguagem histórica simples. As pessoas entendem suas histórias e parábolas?

Resposta: Sim. Ela reflete o mundo espiritual em uma forma alegórica.

Pergunta: O Livro do Zohar fala de todos os tipos de fenômenos abstratos separados da vida de uma pessoa comum. A linguagem Cabalística descreve Sefirot, Partzufim, etc. Ela estava escondida por causa disso e as pessoas não conseguiam entender?

Resposta: Não. Era para ela ser aberta apenas quando a humanidade realmente se tornasse digna de usá-la para a ascensão espiritual.

De KabTV, “Análise Sistemática do Desenvolvimento do Povo de Israel”, 07/08/19