Por Que Você Quer Viver Assim?

laitman_249.01A humanidade está em pânico total por causa do coronavírus, que nos obriga a interromper toda a produção, todo o comércio, paralisa e bloqueia países inteiros. Mas uma pessoa comum pensa primeiro em sua família, em seus filhos e em como alimentá-los amanhã. Ela está preocupada principalmente com a maneira de sobreviver. É por isso que o mundo concorda em congelar, como se dissesse: “Primeiro, cuidaremos da vida e, depois, restauraremos a indústria e a produção”.

Mas de que depende meu destino? Como ele pode ser influenciado? Como você pode garantir um bom futuro para si mesmo? Se soubéssemos as respostas para essas perguntas, provavelmente nos acalmaríamos um pouco.

Esta questão surge em todos porque somos principalmente animais. Existem apenas três níveis na natureza: inanimado, vegetativo e animado. E a espécie humana pertence ao nível animado, só que somos mais desenvolvidos. Portanto, antes de tudo, precisamos de comida, assim como os animais. Está escrito: “Se não há pão, não há Torá”. A comida é essencial para a vida.

Mas na situação com o coronavírus, a natureza aparentemente quer nos ensinar algo e nos faz uma pergunta de uma perspectiva diferente: “Com o que vocês querem viver? Apenas pelo instinto de autopreservação, como todas as outras espécies? Isso não basta”.

As espécies animais podem viver assim sem ter que se preocupar com mais nada. Mas nós, humanos, devemos começar a perguntar pelo que vivemos. E isso já é um problema.

Assim, o coronavírus vem como um remédio amargo e pergunta: “Para que vocês estão vivendo? Não se apressem em responder, pensem. E eu os ajudarei: cancelarei todas as atividades falsas que vocês criaram, que representam 90% de todas as suas ações. É 90% de tudo o que vocês produziram, venderam e jogaram fora, esgotando os recursos do nosso planeta. Vocês trabalharam um para o outro para poder vender e comprar o tempo todo, apenas para jogar fora no final”.

O planeta inteiro se tornou um aterro sanitário. Criamos um sistema que produz coisas para jogar fora, para que tenhamos algo a fazer. Não podemos existir sem trabalhar dessa maneira. Mas, de repente, o coronavírus vem e nos impede, para que não possamos mais correr para vender e comprar. Como se perguntasse: “E o que vocês farão agora? Pensem por que vocês estavam fazendo tudo isso e verão que não havia nenhum benefício nisso. Está na hora de vocês pensarem em outro tipo de vida, no seu significado, para que estão vivendo.

Vocês não podem construir um sistema que funcione como uma correia transportadora, onde todos produzem e produzem e produzem, apenas para que o último da fila jogue tudo fora, para que o sistema comece a produzir novamente e jogue fora no final. Não há necessidade de tal trabalho. A questão principal é para que vivemos? Até vocês responderem, sentem-se em casa e contemplem”.

Veja como a natureza, com amor e carinho, como um pai amoroso, quer que o filho pense na vida e aprenda. Se você está sentado agora e se preocupando apenas com o que comerá amanhã, vamos pensar mais globalmente. Afinal, você não é o único que está sentado lá sem saber o que fazer e percebendo que é exatamente disso que a humanidade precisa.

Portanto, não tenho medo deste vírus. Temos esperança. Se chegarmos a uma resposta sobre o que vivemos, continuaremos nossa existência. E se não conseguirmos encontrar a resposta para essa pergunta, não será necessário continuar. Afinal, eu devo continuar minha evolução como o ser humano que sou. Pensar no sentido da vida é uma qualidade especial dos seres humanos. E se eu vivo sem essa pergunta, apenas pelo bem da existência, minhas perguntas estão no nível animal.

De KabTV, “Nova Vida # 1214, Coronavirus. Como Lidar Com O Medo? ” 19/03/20