“É Importante Ter Amor Na Vida?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora:É Importante Ter Amor Na Vida?

O princípio do amor, ou mais especificamente, amar os outros como a si mesmo, é conhecido por todos, mas há muita confusão em torno dele.

Há um acordo geral entre a maioria das pessoas de que precisa haver amor entre as pessoas, embora vejamos que algumas pessoas estão dispostas a eliminar grandes porções da humanidade em nome do amor. É ainda mais surpreendente o quão vagamente esse princípio se reflete em diferentes religiões.

Como resultado, não estamos muito preocupados em amar um ao outro de fato. Somos criados por uma infinidade de influências que negligenciam completamente a questão de como podemos alcançar o amor verdadeiro entre as pessoas.

Portanto, a pergunta aqui está correta, e devemos definitivamente parar e prestar atenção a ela: é importante ter amor na vida? O amor é realmente tão importante?

Talvez seja suficiente ensinar moral às crianças e ter uma atmosfera geral de respeito entre os adultos? Ou o amor aos outros deve, no entanto, ser o objetivo da vida, que lutamos para alcançar a cada momento e com o qual estamos preocupados em alcançar todas as pessoas e todos juntos igualmente? Talvez, se estabelecermos o amor por outras pessoas, todas igualmente, como nosso objetivo, e tentarmos alcançá-lo da maneira mais rápida possível, poderemos poupar muito sofrimento à humanidade e, além disso, experimentar vidas com muito mais satisfação e felicidade?

Portanto, essa é uma pergunta extremamente importante. Se discutirmos o sentido da vida, o propósito para o qual entramos em nosso mundo, por que negligenciamos tanto esse princípio?

Em essência, estamos extremamente longe de entender o fato de que esse princípio é a lei universal do universo e da natureza. Todas as outras leis que conhecemos, e especialmente as que não conhecemos, giram em torno desse eixo.

Se quisermos entender a nós mesmos e ao mundo em que vivemos, temos que alcançar as leis da natureza, que são fundamentalmente leis de amor e conexão. Sem alcançar o amor pelos outros, ou como foi escrito: “Ame o próximo como a si mesmo”, não conseguiremos descobrir quem ou onde estamos.

O amor é a chave que nos permite ver com precisão toda a imagem da realidade, entender, sentir e ser incluído nela, e usá-la para a realização pessoal.

Ao adquirir amor pelos outros na prática, alcançamos a qualidade do Criador. Outras leis são apenas facetas e expressões parciais dessa lei fundamental da realidade. É semelhante a como a lei da gravidade pode ser expressa de diferentes maneiras, mas como um todo, sempre determina como um objeto é atraído por outro.

Há um fenômeno geral e há casos particulares. Existe uma lei de doação universal e, para nós, ela é principalmente expressa como o princípio social: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. Ao realizar esse princípio na sociedade, cumprimos a lei universal. Ele nos controla e, se quisermos organizar bem nossas vidas, precisamos aspirar à sua realização.