Robôs Revolucionários

laitman_547_05Nas Notícias (CNBC): “À medida que a força de trabalho global se moderniza e os trabalhadores pouco qualificados perdem seus empregos, constrói-se um impulso em torno da ideia de uma renda básica universal, ou, um pagamento regular fixo que todos os residentes, independentemente do seu status de emprego ou de riqueza, receberiam do governo.

“Elon Musk, fundador e CEO da SolarCity, Tesla e SpaceX, declarou recentemente que uma renda básica universal era o próximo passo razoável para os EUA. ‘Há uma boa chance de termos uma renda básica universal ou algo assim, devido à automação’, disse Musk à CNBC. …

“Computadores, máquinas inteligentes e robôs parecem ser a força de trabalho do futuro. E à medida que mais e mais empregos forem substituídos pela tecnologia, as pessoas terão menos trabalho a fazer e, em última instância, serão sustentadas pelos pagamentos do governo, prevê Elon Musk, o icônico futurista do Vale do Silício, fundador e CEO da SolarCity, Tesla e SpaceX. …

“‘Essa ideia de dar às pessoas dinheiro por nada é um verdadeiro ajuste para as pessoas. Vai contra nossos valores básicos’. (Martin Ford, autor de Ascensão dos Robôs: A Tecnologia e a Ameaça de um Futuro Sem Emprego …

“Dito isso, existe atualmente um programa piloto de curto prazo e com financiamento privado sendo executado pelo acelerador do Vale do Silício, Y Combinator, na Califórnia. O objetivo é ver como as pessoas reagem nos EUA, diz Sam Altman, presidente do Grupo Y Combinator. O programa dá pagamentos ‘incondicionais’ a residentes selecionados de Oakland. Os administradores escrevem: ‘Esperamos que a renda básica promova a liberdade, e queremos ver como as pessoas experimentam essa liberdade’. Se for bem-sucedido, o plano é acompanhar o piloto com um programa maior e de longo prazo”.

Meu Comentário: O problema é que, se uma pessoa receber uma renda social, o que significa que recebe o mínimo necessário para viver, ela vai se sentar na frente da TV e se tornará cada vez mais insensível, e além disso, pode vir a fumar maconha também.

Um empresário que demita seus empregados tem que lhes fornecer não só o mínimo necessário para viver, mas também deve empregá-los e assumir total responsabilidade por eles e por seus problemas sociais. Por fim, isso vai lhe custar muito mais do que para lhes pagar o seu salário integral.

(CNBC): “Mesmo se receberem pagamentos regulares do governo, Ford prevê que a força de trabalho da América não vai desistir completamente. ‘A grande maioria das pessoas vai fazer mais. Vão querer trabalhar se puderem. Elas podem trabalhar meia jornada; talvez só possam encontrar um emprego de meia jornada. Isso combinado com a renda básica será suficiente. Ou talvez comecem um negócio'”.

Resposta: Essas pessoas não vão assumir nada se não forem levadas a sério e se uma sociedade correta não for estabelecida. Noventa por cento da população mundial será demitida do trabalho como resultado de robôs, máquinas e computadores assumindo e substituindo as pessoas, de modo que esses 90% dos trabalhadores que estão livres têm que se envolver na correção do homem e da sociedade.

Nós temos de ocupá-los durante o seu dia de trabalho de forma séria no estudo da natureza da sociedade humana. Temos que saber como podemos estar todos conectados uns aos outros e como cooperar mutuamente de forma correta, a fim de estar em harmonia com a natureza. Isso significa que eles têm que estudar a sabedoria da Cabalá e ninguém pode escapar disso.

Portanto, por um lado, a sabedoria da Cabalá é revelada e, por outro lado, os robôs estão substituindo as pessoas.

Pergunta: Será que isso significa que o subsídio é como uma bolsa dada às pessoas para que elas estudem?

Resposta: Não, estes fundos serão dados como um salário. No início, o salário pode ser progressivo para aqueles que estudam a sério e não perdem nenhuma lição, etc. E aqueles que perderem as lições não receberão pagamento.

Assim, nós podemos forçar as pessoas a participar deste processo, uma vez que de outra forma a humanidade vai chegar ao seu fim.

Pergunta: Isso é uma revolução social?

Resposta: Sim, uma revolução silenciosa que obriga todas as pessoas a aprender o que é um ser humano e que sociedade humana deve ser relativa à natureza. A pessoa aprenderá a viver em harmonia consigo mesma e com o mundo ao seu redor.

Caso contrário, a humanidade muito rapidamente chegará ao ponto de que as ruas estarão cheias de vagabundos e gangues vagando, matando e queimando tudo ao seu redor. Se chegarmos a esse ponto, nenhuma força especial poderá nos ajudar.

Portanto, temos que começar o processo de aprendizado agora. Eu acolho a robótica e o fato de que as pessoas estarão livres da necessidade de trabalhar, como Marx também escreveu. Mas isso é apenas para um propósito: para começarmos a transformar as pessoas em seres humanos.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 09/11/16