O Que É O “Bem” De Acordo Com A Sabedoria Da Cabalá

Laitman_633_4Pergunta: O que é a bondade de acordo com a sabedoria da Cabalá? Você pode dar um exemplo?

Resposta: Não posso dar um exemplo de bondade porque é impossível mostrá-la. Só porque as pessoas fazem o bem, isto é, atendem às necessidades dos outros – não é o bem. Nossas “boas ações” no mundo corpóreo não têm um efeito positivo. Muitas organizações e pessoas realizam “boas ações” para os outros, mas não vemos quaisquer consequências próprias e positivas de suas ações. Afinal, é necessário primeiro conhecer o plano da criação, a estrutura interna do mundo e o sistema de forças que operam sobre ele, e então agir de acordo com eles.

Imagine que um computador está a sua frente e você não sabe qual software o opera, o que você poderia fazer? É o mesmo no nosso mundo, no sistema da criação, que é como um computador gigante que entramos sem saber que os pensamentos, sentimentos e especialmente as relações mútuas entre nós afetam toda a natureza de uma maneira muito ativa e precisa. Quando as relações entre nós são incompatíveis com o plano da natureza, cometemos erros e pressionamos todos os botões errados. Não vemos o teclado e as ações que realizamos sobre ele, e assim o resultado é uma humanidade corrupta, problemas com o ambiente e em todos os aspectos da vida.

Não sabemos o que é realmente bom para nós. Como diz o ditado, “O caminho para o inferno é pavimentado com boas intenções”. Não entendemos quais são as boas intenções. Se elas fossem corretas, seria o caminho para o céu, isto é, a correspondência adequada entre nós e a natureza. Tudo seria bom e agradável: ar limpo e fresco, sol quente e pássaros cantando.

Mas vemos que o mundo é totalmente diferente: há nuvens radioativas sobre nossas cabeças, a terra sob nossos pés está poluída e ardendo, tsunamis e tornados estão se aproximando. Preparamos um futuro muito precário, precisamente porque não sabemos como influenciar o mundo corretamente.

Portanto, precisamos abandonar os estereótipos habituais de “bons e maus” e entender o que “bom” ou “mau” significa em termos de natureza. E do ponto de vista da natureza, esses conceitos são totalmente opostos aos nossos porque somos criados de uma forma egoísta.

Se subirmos acima do nosso egoísmo, poderemos esclarecer objetivamente todos esses termos; nós entenderemos a natureza de nossa relação com a natureza e poderemos agir corretamente.

Pergunta: Para resumir, você poderia definir o que é bondade de uma perspectiva Cabalística?

Resposta: Bondade é tudo o que nos permite alcançar o nível de cooperação mútua e harmonia com a natureza. Quando estivermos em um sistema equilibrado, começaremos a sentir o sistema da própria natureza como uma nova dimensão de eternidade, infinidade e perfeição. Uma pessoa deve chegar a esse estado e descobrir sozinha o que o bem e o mal são, como diz a Torá, “e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal”.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 26/10/16